Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Engenharia Química

Entre experimentos e experiências inesquecíveis, alunos do Capítulo estudantil AIChE PUC-Rio vencem International ChemE Jeopardy, competição internacional realizada nos Estados Unidos

A partir da esquerda, Pedro Weingartner, Pedro Sampaio, Caio Argolo e Gabriel Salomão - Foto: divulgação


Alunos do curso de Engenharia Química que participam do Capítulo estudantil AIChE (American Institute of Chemical Engineers) PUC-Rio venceram, em caráter inédito, a competição International ChemE Jeopardy, que envolveu alunos de instituições de ensino de todo o mundo entre os dias 2 e 7 de novembro em Orlando, Florida.

Com a mentoria da professora Amanda Lemette Teixeira Brandão, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais (Deqm), a equipe composta pelos alunos Caio Argolo, Gabriel Araújo, Pedro Weingartner e Pedro Sampaio pôde participar da ChemE Jeopardy porque, em julho, havia conquistado o 2º lugar geral em competição realizada na Conferência Regional de Engenharia Química. Lemette acrescenta a importância do apoio financeiro dado pela Coordenação Central do Ciclo das Engenharias (CCPE), pelo Departamento de Engenharia Química e de Materiais (Deqm) e pelo Departamento de Química para a viabilização da empreitada.

Sempre realizada durante a conferência mundial de estudantes do AIChE, a disputa entre capítulos consiste em um jogo de perguntas e respostas inspirado no programa de televisão americano Jeopardy. De acordo com a mentora, a mecânica básica de um quiz no estilo Jeopardy é inversa à de um quiz normal, já que parte da resposta para que os alunos formulem a pergunta; só tem direito a responder quem aperta o botão primeiro, então o raciocínio rápido é crucial.

– No caso da ChemE Jeopardy, as perguntas contemplam matérias e conceitos abordados nos currículos de engenharia química. Além disso, há seis temas distintos por partida: quatro de engenharia química, um de química e um tema aleatório, que geralmente engloba conhecimentos gerais ou de cultura popular. Esta foi a primeira edição da competição em que a AIChE PUC-Rio participou e todos os times são compostos por alunos de graduação – informa a professora, orgulhosa da conquista.

De acordo com o aluno de Engenharia Química e vice-presidente da AIChE PUC-Rio, Caio Argolo, a conferência organizada pela AIChE Global foi similar a um congresso e, na competição, o grupo se deparou com temas clássicos da química e da engenharia química, como termodinâmica, mecânica dos fluidos, bioquímica e físico-química:

– Geralmente, as respostas envolviam o nome de algum fenômeno, conceito ou método. Além disso, mesmo com temas abrangentes, as perguntas eram muito específicas, exigindo tanto o conhecimento de termos técnicos, como esfericidade e Efeito de Leidenfrost, quanto o nome de enzimas como a hexoquinase, por exemplo. Enfim, a competição teve duas rodadas, muita tensão e uma gama de perguntas extremamente variadas. Com certeza, foi edificante academicamente falando, pois eu pude ter contato com diversas pessoas de diversas faculdades. E é claro que viver na pele o networking foi incrível, já que é uma onda de diferentes culturas, projetos, linhas de pesquisa, entre outras novidades – entusiasma-se.

Para Argolo, a experiência da viagem para a Cheme Jeopardy foi uma das oportunidades mais incríveis de sua graduação. Agradecido aos que auxiliaram o grupo na jornada, ele comenta que a aventura, por si só, foi uma realização pessoal pela tão sonhada primeira viagem internacional.

– É engraçado pensar que esse sonho se concretizou graças a uma equipe de competição, portanto queria lembrar aos alunos da importância desses capítulos estudantis, pois eles podem abrir portas que nunca imaginaríamos. E é gratificante lembrar que essas portas se abriram a custo de muito trabalho e esforço, é sempre bom ver que estamos colhendo os frutos que plantamos. Espero que esse depoimento mostre às pessoas que vale muito a pena ver a famosa luz no fim do túnel. Finalmente, gostaria de falar que foi uma honra participar da competição em nome da PUC-Rio e da AIChE, e espero que seja a primeira vitória de muitas. Mais importante do que esperar a próxima vitória, eu espero poder ver mais alunos experienciando a mesma alegria que eu e meu time pudemos vivenciar.




Publicada em: 23/11/2023