Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão
Dispositivo de limpeza de trocadores de calor utilizados em usinas hidrelétricas, desenvolvido pela Metrologia, inova ao propor manutenção preventiva sem desligamento do hidrogerador
![](/media/banner_vrac_ensinopesq_catalisa_2022-07-11_v2.jpg)
O professor Maurício Frota, do PósMQI, coordena o projeto - Foto: Isabella Lacerda/Comunicar (2017)
O projeto Inovação de Processos Industriais Automatizados, que acaba de ser aprovado pelo edital CATALISA ICT de Planos de Inovação, do SEBRAE, vai reduzir riscos a humanos e a equipamentos e proporcionar expressivos ganhos econômicos ao setor energético, com o desenvolvimento de dispositivo para limpeza dos trocadores de calor das usinas hidrelétricas, que desempenha sua função sem exigir o desligamento das turbinas hidráulicas.
Coordenado pelo professor Maurício Frota, do Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI), o dispositivo de limpeza atua especificamente nos dutos dos trocadores de calor dos hidrogeradores, podendo auxiliar empresas do setor a economizar milhões em custos e prejuízos associados à interrupção da geração de energia: "Contrastando com as tecnologias off-line, que requerem a parada técnica das turbinas, nosso dispositivo inovador opera on-line enquanto realiza a limpeza, permitindo manter a eficácia de operação do hidrogerador", explica Frota.
De acordo com o coordenador, usando como base de cálculo o preço da energia elétrica que a concessionária precisa comprar no mercado Spot, quando deixa de gerar energia, uma única parada técnica de três dias, para a limpeza pelo método tradicional, pode significar um custo de cerca de meio milhão de reais. Além disso, o projeto tem um viés sustentável, ao permitir a operação sem a necessidade de intervenção humana, reduzindo os riscos de acidentes com pessoas e com o transporte de equipamentos pesados para o pátio externo de limpeza, por exemplo.
Além de Frota, fazem parte da equipe dois professores e um aluno do PósMQI, um engenheiro e um professor da Facultad de Ingeniería Mecánica, Electrónica y Biomédica da Universidad Antonio Nariño (ambos egressos do PósMQI).
O projeto selecionado no edital já conquistou os prêmios de 1º lugar na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, no Prêmio da Revista O Setor Elétrico (OSE), em parceria com o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), em 2018, e o de 3º lugar na categoria Melhor Produto em Exposição, no IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – CITENEL, em 2017.
SOBRE O CATALISA ICT:
O programa CATALISA ICT, do Sebrae, é uma jornada de aceleração de quatro etapas, com duração de aproximadamente quatro anos, que visa transformar o conhecimento gerado nas universidades brasileiras em negócios inovadores. O estudo conta com financiamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Nacional), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Esse apoio permitirá ao projeto preparar pedidos de patentes, criar uma startup para estudar o mercado potencial usuário e introduzir no mercado o equipamento, cujo preço de desenvolvimento se paga com dois períodos de limpeza, segundo Frota.