Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Equipe AeroRio/PUC-Rio é tetracampeã da SAE Brasil AeroDesign, classe Advanced
Equipe foi a melhor na classe mais complexa da competição, única premiada do Rio de Janeiro

Os campeões da Aerorio/PUC-Rio - foto: Guilherme Rodrigues


A equipe AeroRio/PUC-Rio conquistou o tetracampeonato na classe Advanced da competição SAE Brasil AeroDesign e está classificada para a SAE AeroDesign East 2019, torneio mundial de aviação para alunos universitários que acontecerá em Fort Worth, Texas, EUA, de 8 a 10 de março de 2019.

– A classe Advanced é a mais complexa da SAE Brasil AeroDesign e reúne as equipes mais preparadas do Brasil. Os juízes da competição são engenheiros da Embraer, que avaliaram os projetos com extremo rigor, levando em conta o regulamento da competição, que é baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, explica o coordenador da equipe, professor Eduardo Costa da Silva, do Departamento de Engenharia Elétrica.

A AeroRio/PUC-Rio foi a única equipe carioca campeã na competição e disputou a classe Advanced com outras nove universidades brasileiras: Car-Kará (UFRN), Urutau (UEA), Leviatã (ITA), EESC-USP Charlie (EESC-USP), Venturi (CEFET/RJ), LOTS Aerodesign (UNIFEI), Enterprise (UNIVAP) e Canarinho Advanced (UNESP). A aeronave premiada da PUC-Rio foi projetada e construída pelos integrantes da equipe e tinha cerca de três metros e meio de envergadura, estrutura feita de fibra de carbono e propulsão elétrica.

Integrantes da equipe acertam últimos detalhes antes do primeiro voo - Foto: Paula Ferro

“Todas as peças do avião foram construídas em laboratórios da PUC-Rio, assim como a eletrônica embarcada, responsável por armazenar dados do voo. Além disso, foi projetada uma estação de solo para acompanhar as informações do voo em tempo real e visualizar as imagens captadas pelo sistema de FPV embarcado na aeronave”, sublinhou o coordenador.

Além do título de campeã na classe Advanced, a equipe recebeu uma Menção Honrosa por melhor sistema de aquisição de dados, atestando a qualidade dos diversos parâmetros medidos em voo, tais como: RPM do motor, tempo de voo, weight on wheels, valor da altitude pressão, posição da aeronave via GPS, proa magnética, deflexão do leme, taxa de rolamento e arfagem, fator de carga, atitude e inclinação lateral.

– A competição SAE Brasil AeroDesign deste ano com certeza foi a mais disputada de que já participei. Diversas equipes conseguiram colocar o seu projeto em prática e realizar voos ao longo da competição, o que valoriza ainda mais a conquista da nossa equipe. Ser o capitão ao longo desse período me fez crescer muito, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Eu só tenho a agradecer ao coordenador Eduardo, e aos membros da equipe por confiarem essa posição tão importante a mim”, ressalta Thiago Costa, capitão da AeroRio/PUC-Rio.

A aeronave Condor durante a decolagem do voo que garantiu o campeonato - Foto: Paula Ferro

Segundo o vice-capitão, Gabriel Vidigal, um dos responsáveis pela área de eletrônica da equipe, trazer confiabilidade ao projeto, se mostrou um grande desafio: “Nossa equipe tem um histórico de destaque na parte eletrônica da competição, e dar continuidade a essa história foi uma responsabilidade muito grande”.

O campeonato, realizado entre 1 e 4 de novembro, na cidade de São José dos Campos, SP, reuniu mais de 1.300 participantes de 95 equipes, representando 79 instituições de ensino superior de 20 Estados e o Distrito Federal, além de equipes da Venezuela e do México.




Publicada em: 07/11/2018