Rankings
Estímulo à formação de professores na PUC-Rio é considerado, pelos coordenadores, um dos aspectos essenciais ao bom desempenho dos cursos

Alunas de licenciatura em Letras, durante exposição de trabalhos realizados nas escolas - Foto: divulgação
As licenciaturas em Letras (habilitações Português e Literaturas da Língua Portuguesa e Português / Inglês e Respectivas Literaturas) e em Ciências Biológicas receberam a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e figuram, respectivamente, como a primeira e a terceira colocadas do País no ranking do exame.
– Os expressivos resultados refletem o estímulo dado pela Universidade às licenciaturas, por meio de diversos programas como o Bolsas Pró-Licenciatura, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica, bem como a produtiva articulação entre os coordenadores dos diversos cursos e a coordenação de licenciaturas, observa a professora Maria Rita Passeri Salomão.
A coordenadora de licenciaturas menciona ainda a parceria com as unidades escolares públicas e privadas, fortalecendo os estágios curriculares obrigatórios e propiciando encontros, jornadas pedagógicas e debates sobre a formação do professor.
A professora Ines Miller, coordenadora de licenciatura do Departamento de Letras, acredita que, com base em uma perspectiva teórica ética, inclusiva e investigativa, é possível formar professores capazes de desenvolver uma atuação profissional adequada à realidade escolar brasileira.

– Atendendo a essa filosofia, projetamos, para os cursos de licenciatura em Letras, na PUC-Rio, um conjunto de oficinas integradas e modulares, ministradas por mais de um professor, cujo objetivo central é garantir aos licenciandos, durante a graduação, a oportunidade de desenvolver variados percursos para a criatividade reflexiva, sublinha.
Segundo ela, neste processo é valorizado o fazer para entender, “como preconiza a Prática Exploratória, procurando estimular mais uma postura investigativa reflexiva do entendimento do que propriamente o produto obtido pelo projeto engendrado”.
Ciências Biológicas – Primeiro lugar do município do Rio de Janeiro e terceiro do Brasil, a licenciatura em Ciências Biológicas, ainda em processo de reconhecimento pelo MEC, já conquistou a nota máxima no exame.
– Considerando os 481 cursos de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil, somente 26 têm avaliação 5, o que coloca a PUC-Rio entre os 5,4% dos cursos com excelente performance. Considerando o ranking nacional, nos encontramos no terceiro lugar no Brasil, e em primeiro lugar entre as particulares e comunitárias, na modalidade presencial (conceito contínuo), esclarece a diretora do Departamento de Biologia, professora Rejan Guedes-Bruni.

Para Rejan, o resultado atingido expressa o investimento da Universidade na formação de professores em ciências, habilitando-os a atender aos desafios ambientais do mundo contemporâneo, a partir da sala de aula.
– Valorização da biodiversidade, estímulo à conservação ambiental, além de criatividade e inovação na busca por soluções para uma sociedade sustentável e justa, começam com o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e científico já no ensino fundamental. O desempenho dos alunos expressa não só a dedicação dos professores, num estilo quase artesanal de construção compartilhada do conhecimento, como também o acerto dos alunos no atendimento as suas vocações.