Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Novidade na Biblioteca Central
Equipamento de autoempréstimo chega para facilitar a vida corrida dos usuários


Mais autonomia, agilidade e privacidade no empréstimo de publicações, graças ao novo equipamento de autoempréstimo, recentemente adquirido pela Divisão de Bibliotecas e Documentação, que entra em operação no dia 24 de setembro, na Biblioteca Central da PUC-Rio.

– De fácil manuseio, o equipamento deve minimizar filas no balcão de empréstimo, já que é capaz, inclusive, de efetuar a desmagnetização do material para passar pelo portal de segurança e ser apresentado à saída, informa a bibliotecária da Seção de Atendimento e Pesquisa, Ana Ribeiro.

De acordo com ela, para agilizar ainda mais o processo, em caso de publicações localizadas no armazém, isto é, que não estejam em estantes de livre acesso, o usuário pode solicitar o material, de qualquer lugar do campus, pelo site, pegá-lo no balcão, onde ficará reservado por duas horas, e, em seguida, utilizar o equipamento para realizar o empréstimo. Mônica de Oliveira, diretora interina da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), explica que, embora não seja uma tecnologia nova, poucas bibliotecas disponibilizam esse serviço.

O equipamento de autoempréstimo está localizado no hall de atendimento, após a roleta, e permite aos usuários realizar empréstimos de livros e outros materiais, sendo necessária a carteira da universidade e a senha cadastrada na Biblioteca. Ao final da operação é emitido um comprovante, onde constam as datas previstas para devolução dos empréstimos efetuados.

A diretora da DBD lembra que a rotina de empréstimos, efetuada pelos funcionários no balcão, continua a mesma. “O autoempréstimo é mais uma alternativa para otimizar os serviços da Biblioteca”.




Publicada em: 21/09/2018