Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Lorenzo Justiniano Díaz Casado, da Matemática, é eleito Fellow da TWAS (The World Academy of Sciences) na área de Matemática
Em 2016, pesquisador já havia recebido o prêmio TWAS, por suas contribuições fundamentais na área de Sistemas dinâmicos

 

 

Lorenzo Justiniano Díaz Casado, do Departamento de Matemática, foi eleito Fellow da TWAS (The World Academy of Sciences) em sua área.

A TWAS (The World Academy of Sciences) elegeu 55 novos membros oriundos de uma elite de pesquisadores e de diversos países. De acordo com a Academia, os escolhidos estão entre os cientistas mais talentosos que vivem ou estão focados em países em desenvolvimento.

Em 2016, o pesquisador já havia recebido o prêmio TWAS, por suas contribuições fundamentais em Sistemas Dinâmicos. Dentro dos Sistemas Dinâmicos, Lorenzo é especialista no estudo de Bifurcações (perda de estabilidade do sistema) e Dinâmicas Caóticas dos pontos de vista geométrico e estatístico.

O professor Lorenzo integra a elite acadêmica do País como bolsista 1A de produtividade em pesquisa do CNPq. É mebro da Academia Brasileira de Ciências e Cientista do Nosso Estado, da Faperj, tendo recebido, também em 2016, a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil. Neste momento, coordena a área de Matemática, Probabilidade e Estatística da Capes.

- A pesquisa em Sistemas Dinâmicos data do século XIX, quando o matemático e físico francês Henri Poincaré resolveu descrever qualitativamente o movimento dos corpos celestes. Nos anos 1960, a teoria de sistemas dinâmicos estáveis (hiperbólica) foi muito bem desenvolvida. Posteriormente, surgiram sistemas não estáveis, como os atratores de Lorenz e de Hénon, que motivaram fortemente o estudo de sistemas instáveis. O atrator de Lorenz popularizou o denominado efeito borboleta, e ilustra como pequenas mudanças podem produzir grandes câmbios com o passar do tempo (efeito conhecido como sensibilidade às condições iniciais). Minha pesquisa estuda este tipo de problemas - esclarece Lorenzo.

Uma de suas contribuições mais importantes, em colaboração com Christian Bonatti (Dijon, França), é a noção de misturador (blender, em inglês). Este objeto matemático mereceu, recentemente, um verbete na série sobre conceitos matemáticos What is…, da American Mathematical Society e é muito usado para entender sistemas não estáveis.

O professor Lorenzo Díaz é o segundo docente da PUC-Rio a conquistar o título de fellow da TWAS: o professor Carlos Jose Pereira de Lucena, da Informática, foi o primeiro Fellow da Academia.




Publicada em: 05/03/2018