Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Cinco anos de um projeto de sucesso na formao de professores
PIBID PUC-Rio celebra marco com lanamento de livro, reflexes e debates em seu 5 Encontro Institucional

O 5 Encontro Institucional PIBID PUC-Rio pensou e discutiu a Integrao e Renovao na Formao de Professores, tema do evento, com uma novidade: o lanamento do livro Experincias na formao de professores: cinco anos do PIBID PUC-Rio.

O encontro contou com 230 participantes, entre eles, bolsistas de iniciao docncia, professores-supervisores, coordenadores de rea, professores e alunos das diversas licenciaturas, diretores de departamento, diretores de escolas e demais interessados na formao de professores.

Na sesso de abertura, a Coordenadora Central de Graduao, professora Daniela Vargas, e a Coordenadora Institucional do PIBID/PUC-Rio, professora Maria Rita Passeri Salomo, destacaram a consolidao do programa na Universidade, observando seus impactos nos cursos de Licenciatura e a participao de todos os envolvidos. A professora Marli Andr, da PUC-SP, falou, em seguida, sobre as contribuies do PIBID formao de professores, apresentando resultados de sua pesquisa sobre a insero profissional de egressos de programas de iniciao docncia.

- Na primeira parte da pesquisa, Marli Andr analisou a aproximao entre a universidade e a escola na formao de professores, visando investigar as contribuies de programas de iniciao docncia para o desenvolvimento profissional de seus participantes. Ela considerou os programas PIBID, Bolsa Alfabetizao e Bolsa Formao. Na segunda parte, que constitui o projeto atual, ela trata da insero profissional de egressos, e busca responder como ocorre o incio da docncia dos que passaram por programas especialmente delineados para favorecer sua insero profissional, explica a professora Maria Rita.

De acordo com a coordenadora, o tema despertou muito interesse nos participantes, no s do ponto de vista do referencial terico utilizado na pesquisa, como tambm dos resultados apresentados, que possibilitam acreditar, cada vez mais, nas contribuies do programa formao de professores. “Trata-se, essencialmente, de o aluno levar novas ideias para a escola e, ao mesmo tempo, vivenciar a realidade da escola. uma mistura do ensino acadmico com o ensino proporcionado pela vivncia na escola que, quando bem-feita, traz resultados favorveis para ambos os lados”, pondera Maria Rita.


As coordenadoras Daniela Vargas e Maria Rita Passeri Salomo destacaram a consolidao do programa, durante a abertura do 5 Encontro Institucional PIBID PUC-Rio; no detalhe, a professora Marli Andr, da PUC-SP, apresenta os resultados de sua pesquisa - Fotos: Antonio Albuquerque, Ncleo de Memria

A segunda mesa do dia abordou o tema do encontro, com a participao do Decano do Centro de Teologia e Cincias Humanas (CTCH), professor Jlio Csar Vallado Diniz, do Vice-Decano do Centro de Cincias Sociais (CCS), professor Augusto Csar Pinheiro da Silva, e da Diretora do Departamento de Artes & Design, professora Jackeline Lima Farbiarz.

Coordenada pela professora Maria Cristina Ges, do Departamento de Letras e Coordenadora da rea de Gesto do PIBID/PUC-Rio, a ideia da mesa surgiu a partir do encontro do ano passado, particularmente de um debate sobre a reforma do Ensino Mdio: “nesse debate, foi muito marcante a questo da integrao, discutimos de que maneira a Universidade j poderia abrir esse caminho. Ento, foi uma retomada do tema”, explica a professora, continuando:

- O professor Jlio Diniz j havia participado do 4 encontro, quando realizou a mediao das discusses sobre Ensino Mdio; como Decano do CTCH, busca a integrao com o Decanato do CCS, mais um motivo para pensarmos no quanto seria interessante retornar como convidado para falar um pouco sobre esse processo e de como ele poderia ser visto no mbito das licenciaturas. Com isso, surgiu o nome do professor Augusto Csar, como representante do Decanato do CCS, esclarece a coordenadora.

Segundo Maria Cristina, tambm pesou na escolha o fato de ambos terem passado por escolas: “o professor Augusto at hoje trabalha com o Ensino Mdio e o professor Jlio ministrou aulas de Literatura por muitos anos. Ambos continuam envolvidos com o Vestibular, ento so pessoas que tm a vivncia da escola, o que, para ns, muito importante, afinal se est falando de um evento voltado para a Educao Bsica”, acrescenta.


Encontro que discutiu a integrao e a renovao na formao de professores contou com 230 participantes - Foto: Antonio Albuquerque, Ncleo de Memria

A professora Jackeline, por sua vez, realiza pesquisa voltada para a leitura, materiais pedaggicos e educao inclusiva, abordando o Design no contexto educacional. “Jackeline est concretizando a integrao entre o que se pode pensar e alcanar”, pontua Cristina.

A professora Maria Rita lembra que a mesa teve o objetivo de trazer para reflexo a integrao, mas tambm a incluso:

- A professora Jackeline representa uma contribuio importante, no momento em que as escolas pblicas e privadas esto discutindo a incluso. Ela trouxe um conjunto de materiais, na linha do Design, que vm facilitar o processo da sala de aula, exemplos, filmes, enriqueceu o debate. uma questo que est posta, mas, em virtude de sua complexidade, os cursos de formao de professores ainda no esto dando conta de trabalhar todo seu potencial. Percebemos que o Design pode nos ajudar muito na formao, no s com os produtos, mas tambm com mais possibilidades de cursos e disciplinas a serem compartilhados. Para a Coordenadora Institucional do PIBID PUC-Rio, os bolsistas de iniciao docncia muitas vezes no sabem como lidar com as diferenas encontradas entre os alunos e suas necessidades especficas.

- No se tinha a pretenso de sanar essas dvidas, mas de fazer os alunos refletirem sobre diferenas e buscarem, na Universidade, o apoio necessrio para sua minimizao. O aluno precisa entender que importante integrar, mas tambm preservar as particularidades, a alteridade. Ento, como trabalhar essas diferenas em sala de aula? A integrao no pode configurar uma opresso”, reflete Maria Cristina.

Em sua fala, o professor Augusto Csar Pinheiro abordou a inovao na sala de aula, bem como as estruturas e redes formativas, lembrando o quanto o PIBID j se configura como um programa de integrao, estabelecendo pontes entre a universidade e a escola. Relacionando-o aos estgios curriculares, ele acredita que o PIBID torna o aluno de Licenciatura mais criativo, trazendo importante feedback para a formao de professores.


Professor Augusto Csar Pinheiro, Vice-Decano do CCS, professora Jackeline Farbiarz, Diretora do Departamento de Artes & Design, professora Maria Cristina Ges, Coordenadora de Gesto do PIBID PUC-Rio e professor Jlio Csar Diniz, Decano do CTCH, durante a segunda-mesa redondo do encontro - foto: Antonio Albuquerque, Ncleo de Memria

O professor Jlio Csar Diniz buscou mostrar a importncia da preservao da criatividade do professor, da resilincia e da resistncia no sentido de manter a busca por seus valores e crenas sobre a sala de aula, mencionando o quanto necessrio questionar todo o processo e nunca perder a capacidade de reflexo. “ isso que far com que se mantenha criativo e atento realidade da escola”, enfatizou, observando que a inovao um lugar de inquietao.

Para ele, a Licenciatura no pode perder seu carter de inovao: “os professores produzem aulas (citando o professor Ilmar Mattos, do subprojeto da Histria), espera-se que o professor seja autor de sua prpria aula, e no apenas reprodutor do que v, que possa colocar na aula a sua ao de forma reflexiva e autoral. Que saiba responder pelo seu trabalho, pelas opes e escolhas que est fazendo”.

O segundo dia do encontro institucional foi marcado pela participao dos bolsistas e das unidades escolares, com relatos sobre a implementao do programa em seus cinco anos.


No segundo dia, diretores e coordenadores de escolas, e bolsistas de iniciao docncia, discutiram as contribuies do PIBID nos ltimos cinco anos - Foto: Antonio Albuquerque, Ncleo de Memria

A mesa O PIBID e a escola: dilogos necessrios, coordenada pela professora Patrcia Coelho da Costa, da Educao, com a participao de coordenadores e diretores das unidades escolares integrantes do PIBID, a saber, EM Christiano Hamann, EM George Pfisterer, EM Santo Toms de Aquino, EM Srgio Vieira de Mello, buscou analisar as diferentes contribuies do programa para as respectivas unidades, destacando aspectos como ser o programa uma via de mo dupla; a valorizao do papel do professor-supervisor; a possibilidade de uma nova viso da sala de aula e de novo olhar para a escola; a oportunidade dada ao aluno de vivenciar situaes novas e a capacidade de tornar a escola viva e dinmica, preparando o bolsista para o inesperado.

Na segunda mesa, Cinco anos do PIBID/PUC-Rio: retrospectivas e projees, coordenada pela professora Rejane Cristina Rodrigues, da Geografia, contou com a participao de bolsistas de iniciao docncia dos vrios subprojetos, desde os mais recentes no programa at aos mais antigos.

- Cada um teve oportunidade de explicitar o significado do PIBID na sua formao, destacando aspectos como a possiblidade de tecerem uma nova leitura de mundo; os momentos de reflexo da prtica pedaggica em cada reunio; o preenchimento da lacuna entre a teoria e a prtica. Os debates em torno dos dois temas enriqueceram a programao e intensificaram as parcerias com as unidades escolares, pontua Maria Rita.

 

Experincias na formao de professores: cinco anos do PIBID PUC-Rio

Livro registra meia dcada de uma parceria de sucesso

“A ideia de publicar o livro Experincias na formao de professores: cinco anos do PIBID/ PUC-Rio surgiu como forma de registrar a trajetria das Licenciaturas da PUC-Rio no Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia (PIBID), subvencionado pela Capes”, conta a professora Maria Rita Passeri Salomo.

Constitudo a partir de relatos de experincias sobre a iniciao docncia em cada uma das Licenciaturas na PUC-Rio Cincias Sociais, Filosofia, Geografia, Histria, Letras Ingls, Letras Portugus e Pedagogia e sua relao com a escola bsica, o livro, para ela, “representa o trabalho de uma equipe coesa que acredita na formao de professores e a ela se dedica com seriedade”.

A publicao se inicia com o captulo: Quem conta nossa histria, em que so apresentadas a equipe que compe, hoje, o PIBID/PUC-Rio, e as unidades escolares que recebem os bolsistas. O captulo seguinte destinado apresentao do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID, subsidiado pela CAPES, e sua implementao na PUC-Rio desde o Edital n 11/2012. “Abordamos a adeso da PUC-Rio ao Programa, a implantao dos diversos subprojetos, sua articulao com o Sistema Pblico e os impactos nas Licenciaturas”, informa a coordenadora.

De acordo com Maria Rita, em cada captulo, possvel conhecer o trabalho desenvolvido pelos subprojetos nas unidades escolares municipais e estaduais com as quais o PIBID/PUC-Rio estabeleceu parceria. Cada coordenador de rea descreve o seu subprojeto, a metodologia utilizada e as atividades criadas de acordo com o foco de cada rea, abrangendo da Educao Infantil ao Ensino Mdio.

- Reservamos um captulo para citar e homenagear alunos, professores-supervisores, coordenadores de rea e unidades escolares que participaram do Programa em algum tempo, desde o seu incio na PUC-Rio, dando a sua contribuio. Esperamos que os relatos apresentados estimulem, cada vez mais, professores e alunos das diversas licenciaturas a buscar uma formao eficaz, e que as escolas parceiras possam usufruir dos resultados obtidos ao longo desses cinco anos de PIBID/PUC-Rio.


Durante o lanamento do livro, o Vice-Reitor para Assuntos Acadmicos, professor Jos Ricardo Bergmann, a Coordenadora Institucional do PIBID, professora Maria Rita Passeri Salomo, que organizou a publicao junto com as professoras Rejane Rodrigues, da Geografia, e Ana Paula Carvalho, de Cincias Sociais - Foto: Antonio Albuquerque, Ncleo de Memria



Publicada em: 20/12/2017