Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Cenários favoráveis
Projeto da Engenharia Industrial é primeiro da América Latina selecionado pelo SAS-IIF, prestigiado programa mundial de financiamento acadêmico

A PUC-Rio é a primeira universidade da América Latina a ter um projeto selecionado pelo SAS-IIF, um dos mais prestigiados programas de financiamento da área de previsão (forecasting). O projeto da Engenharia Industrial compreende modelos de previsão espaço-temporais para energias solar e eólica, utilizando técnicas de deep learning e machine learning e receberá financiamento da SAS, empresa de análises de Business Intelligence.

Fruto de tese de doutorado em curso do aluno Bruno Bastos, sob a orientação do professor Fernando Cyrino, da Engenharia Industrial, o projeto e concorreu com candidaturas de todo o mundo e vendeu na categoria Metodologia. “A ideia deles é, uma vez por ano, escolher dois projetos para financiamento, um mais metodológico e outro mais aplicado para o desenvolvimento de pesquisas na área.

O instituto faz a gestão das submissões e o nosso compromisso final com a SAS e o IIF é gerar artigo científico para ser submetido ao International Journal for Forecasting (da IIF), principal revista do mundo na área de séries temporais, explica o orientador. De acordo com o professor, o projeto contemplado faz parte de um contexto muito maior, um problema trabalhado há muito tempo em seu grupo de pesquisa, o do despacho hidrotérmico brasileiro, hoje hidro-termo-eólico, já que a geração de energias renováveis intermitentes está cada vez mais presente na matriz energética do País.

– Na previsão espaço-temporal, não só olhamos para o passado, tentando prever o futuro, mas observamos, geograficamente, como essa geração de energia está distribuída. A técnica proposta é a de redes neurais convolucionais – deep learning (aprendizado profundo usando redes neurais) e machine learning (técnica mais abrangente de tratamento e aprendizado com os dados com várias finalidades: previsão, predição, classificação) – esclarece Cyrino.

Ele destaca que, além do prestígio de ser a primeira instituição da América Latina a receber o financiamento, com a escolha, a PUC-Rio e o Departamento de Engenharia Industrial demonstram a consolidação de seu processo de Internacionalização.




Publicada em: 18/12/2017