Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
PUC-Rio ingressa, como única instituição brasileira, no Consortium for Advanced Studies Abroad – CASA
Formado por universidades de prestígio mundial, o CASA é voltado ao desenvolvimento de programas educacionais da mais alta qualidade

Danilo Marcondes e Angela Paiva: internacionalização alça novo patamar - Foto: Renata Ratton - VRAC

 

A PUC-Rio foi escolhida por uma importante rede de universidades americanas – CASA – The Consortium for Advanced Studies Abroad, para ser sua sede no Brasil. CASA é um consórcio formado por Brown Universitty, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College, Harvard University, John Hopkins University, Northwestern University, University of PennsylvaniaUniversity of Melbourne e Vanderbilt University, e tem sedes na Argentina, Chile, Cuba, Espanha, Irlanda, Austrália, e, agora, no Brasil (CASA-Brazil).

A rede dedica-se ao desenvolvimento de programas educacionais da mais alta qualidade envolvendo as instituições líderes e suas sedes. A PUC-Rio conecta-se ao CASA por intermédio da Brown University.

– A adesão ao consórcio eleva a PUC-Rio a um outro patamar de internacionalização, sublinha o Coordenador Central de Internacionalização, professor Danilo Marcondes, mencionando ser o convênio com a Brown University um dos mais antigos e bem-sucedidos da Universidade: “há intercâmbio de alunos de graduação, de pós-graduação,  de professores. Brown tem um reconhecido centro de estudos portugueses e brasileiros e se destaca em áreas como Filosofia, Pedagogia e Ciências Sociais. É uma universidade de excelência nos Estados Unidos, com pesquisadores do quilate dos historiadores e brasilianistas Thomas Skidmore e James Green – destaca Danilo.

Histórico - O representante do escritório internacional da Brown University conheceu o professor Danilo Marcondes por participarem de um mesmo conselho na Universidad de Monterrey, no México. Em momento posterior, na Brown University, a professora Ângela Randolpho Paiva, à frente da Coordenação Central de Cooperação Internacional, realizou uma exposição de motivos por que a PUC-Rio teria condições de sediar um núcleo CASA e receber alunos de todas as universidades envolvidas. “Além da excelência e de um estruturado e sólido projeto de Internacionalizaçaõ, acreditamos que o fato de estarmos muito bem posicionados nesse quesito, em rankings importantes como o Times Higher Education, tenha contribuído muito para a escolha da PUC”, observa Ângela.

O professor Karl Erik Schøllhammer, do Departamento de Letras, por sua vez, está há anos responsável pelo intercâmbio com alunos daquela instituição. Por isso, foi escolhido para coordenar o projeto CASA-Brazil, cujas instalações têm inauguração prevista para julho de 2018 no antigo Colégio São Marcelo, hoje Centro de Pesquisas Matteo Ricci.

A assinatura do convênio será realizada em janeiro próximo e o início das atividades em setembro, informa a coordenadora da CCCI. As atividades do CASA envolvem a presença de um professor visitante das instituições do consórcio por semestre, custeado pelo consórcio. Também serão realizadas reuniões entre alunos e grupos de pesquisa, em uma forte cooperação acadêmica que sempre envolve um tema central e horizontal. Nos anos de 2017 e 2018, o tema escolhido foi Memória.

– É importante reforçar que a entrada da PUC-Rio no consórcio CASA vem ao encontro de uma política de internacionalização voltada a fortalecer os laços acadêmicos e a aprofundá-los para além do intercâmbio – sublinha Danilo Marcondes.




Publicada em: 14/12/2017


| Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento | | Prêmios e Destaques Acadêmicos | | Rankings | | Campanhas | | Sobre a VRAC |
Busca na VRAC: