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Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Da mente ao Moodle
Novas teorias sobre a cognio humana e inovaes no uso da plataforma foram destaque no evento internacional MoodleMoot, que contou com a participao do corpo docente da Universidade em palestras e debates

Evoluir no uso das novas tecnologias de ensino, propiciando aos alunos um aprendizado mais agradvel e eficiente. A diretriz citada pelo Vice-Reitor para Assuntos Acadmicos, professor Jos Ricardo Bergmann, em seu discurso de boas-vindas ao evento internacional MoodleMoot, reflete a poltica da Universidade de estmulo adoo, por professores e alunos, das ferramentas digitais de informao e comunicao em sala de aula e fora dela.


No evento de abertura do MoodleMoot, aspectos cognitivos, educacionais e de regulamentao
foram abordados nas palestras do Vice-Reitor para Assuntos Acadmicos, Jos Ricardo Bergmann,
das coordenadoras centrais de Graduao e Ensino a Distncia, Daniela Vargas e Gilda Campos, e
do professor Ralph Bannell, da Educao - crdito: Fernanda Maia

O MoodleMoot, sediado, pela primeira vez, no Rio de Janeiro, e na PUC-Rio, trouxe membros da comunidade Moodle de todo o Brasil, alm de seu criador, o australiano Martin Dougiamas, e consequncia do uso da plataforma pelo ambiente de aprendizagem online da PUC, permitindo integrar-se a um conjunto de grandes instituies de ensino e pesquisa do mundo, utilizadoras da tecnologia.

Em seguida palestra de abertura do MoodleMoot, proferida por Martin, que enfatizou o poder dos educadores para melhorar o mundo com inovao, respeito e integrao, a Coordenadora Central de Educao a Distncia, professora Gilda Campos, tomou a palavra salientando a importncia de se discutir as questes do uso do ambiente e de fazer com que as inovaes no ensino adentrem, da melhor forma possvel, tanto as universidades quanto o campo profissional.

O professor Ralph Bannell, do Departamento de Educao e estudioso do impacto dos processos cognitivos na aprendizagem, realizou uma breve exposio sobre os novos estudos da mente e da cognio humana alguns com teorias revolucionrias como a da mente estendida, em que os processos cognitivos se do alm do crebro e do corpo, incluindo os dispositivos conectados ao ser humano.

Durante sculos, a gente pensou sobre a mente como algo interno ou restrito ao crebro ou, na viso de Descartes, como algo vinculando o esprito ao crebro, por meio da glndula pineal. A ideia de que a cognio humana acontece dentro de cada um de ns uma metfora muito forte na Modernidade porque o que aconteceu, naquela poca, foi uma internalizao de coisas antes consideradas externas ao indivduo. A racionalidade humana era considerada, antes da Era Moderna, como algo do Cosmos contextualizou o pesquisador.

Ralph observou que, nos sculos XVII e XVIII, a ideia da internalizao chegou a tal ponto que, hoje, senso comum que a mente est dentro da cabea. Entretanto, o que est acontecendo nos ltimos trinta anos uma revoluo sobre tudo isso. Um conjunto de teorias sobre a cognio humana diz, em termos gerais, que ela no est reduzida ao crebro e nem est, exclusivamente, dentro de cada um de ns.

O pesquisador citou quatro teorias que esto desafiando a maneira de pensar sobre a mente e a cognio humanas, dando destaque da mente estendida, para a qual corpo e ambiente so constitutivos dos processos cognitivos. O celular, por exemplo, no simplesmente apoiaria os processos cognitivos, mas faria parte da mente, literalmente. Tenho que dizer que uma ideia controversa, nem sempre bem aceita, desenvolvida por dois filsofos, Andy Clark e David Chalmers, mas que ganha cada vez mais terreno.

De acordo com Ralph, pode-se, ento, pensar em algumas tecnologias como parte da cognio humana, as tecnologias cognitivas. Desde sempre, o ser humano utilizou a tecnologia para aumentar suas capacidades. Um smartphone, hoje, faz parte de nossa memria. Um processador de palavras, como o Word, faz parte do processo de escrever. Um problema que as pessoas tm com essa ideia achar que todas as tecnologias fariam parte da cognio humana; mas apenas o fazem quando se est conectado a elas. O limite definido pela conexo. Somos cyborgs natos, sempre fomos. Estamos em uma poca onde isso fica mais claro ou pode ser mais elaborado, o que nos leva as tecnologias de aprendizagem, destacou o professor. Para ele, essas ideias so muito compatveis com uma teoria do Socioconstrutivismo, em que o aprendizado deriva da interao social mediada pela linguagem:

As tecnologias tambm podem operar como mediadoras e esses processos de mediao social serem estendidos para muito alm de um lugar e de um espao. E a se pode repensar o tempo e o espao de aula. Se estamos online o tempo todo, isso flexibiliza o trabalho de ensino-aprendizagem. Trabalhos em grupo, orientao individual, interao entre os alunos, participao do professor, todas as ferramentas propiciadas pelo Moodle so consistentes e coerentes com o Socioconstrutivismo. E acredito que, em vrios sentidos, a tecnologia tem a capacidade de estender a mente humana e desenvolver formas de interao. Isso me interessa muito, pontuou o pesquisador.

A Coordenadora Central de Graduao, professora Daniela Vargas, relatou sua prpria experincia externa sala de aula, quando, s vezes, a interao ainda maior. Os professores esto sendo chamados a uma necessidade muito grande de interao. E se queremos engajar os alunos, vamos ter que nos engajar tambm. No vai funcionar mais, na cabea do aluno, estar conectado o tempo todo a amigos, parentes, colegas, e ter a aula limitada em espao e tempo , alertou.

Segundo a coordenadora, nota-se que os alunos pedem, cada vez mais, por uma personalizao. Eles apreciam, por exemplo, o fato de o professor ter elaborado um material especfico para a aula, como um vdeo. E isso se reflete em motivao. Muitas vezes, em funo de fatos do cotidiano, o tipo de interao tambm muda, mexendo, inclusive, na dinmica do programa. bem interessante esse novo olhar, sublinhou.

Para Daniela, do ponto de vista institucional, importante para a PUC, por meio da Coordenao Central de Educao a Distncia, mostrar que preciso fazer a transio da rede social para a profissional.

Uma das questes que temos conversado, do ponto de vista regulatrio, a importncia de se ter o registro desses momentos no presenciais, observando, inclusive, a equivalncia das horas-aula, assim como a separao entre o que a rede social no profissional e o uso de tecnologia para fins profissionais. A Universidade tambm tem o papel de guiar o aluno conectado na rede social nessa transio, mostrando que, medida que se entra no mundo do trabalho, as relaes vo ficando menos informais e at a prpria linguagem vai mudando. Mostrar que h ferramentas e formas de lidar com a tecnologia e as redes em uma interao mais formal, cada espao com sua especificidade. um momento de transio para os professores tambm, em que vemos diferentes geraes participando e esbarrando nessas questes. Neste sentido, utilizar canais institucionais, como o Moodle da CCEAD PUC-Rio, importante para identificar essa interao professor-aluno como espao de aprendizado.

A professora Gilda Campos ressaltou a questo de as tecnologias de aprendizagem online apontarem para a necessidade de mudanas no currculo, no apenas pela discusso da equivalncia das horas-aula, mas tambm da permanncia do aluno e do professor no ambiente.

Ela reforou, ainda, a importncia da personalizao das ferramentas utilizadas com os alunos no blended learning, a aprendizagem hbrida online e presencial. importantssimo lembrar a contribuio dos recursos e das ferramentas oferecidos pelo Moodle para o Socioconstrutivismo. Eu acredito, plenamente, que nossos processos cognitivos esto estendidos para nossos dispositivos, sublinhou.

Cursos e palestras - Durante o encontro, professores da Universidade realizaram uma srie de palestras, expondo suas experincias com o Moodle, e participaram das discusses voltadas a melhorias no ambiente, inclusive com o prprio criador, assim como da troca de experincias com outras instituies.

Nos dois dias de realizao do MoodleMoot, as professoras Gianna Oliveira Roque, Cilia Fioroti, Gleice Brito e Ana Luiza Portes, da equipe da CCEAD, ministraram um minicurso para auxiliar professores ou usurios, com permisso de edio, a compreender as principais funcionalidades do Moodle. Foram apresentados processos de criao de disciplinas e alocao de professores e alunos, disponibilizao de contedo no ambiente, acompanhamento de notas e relatrio de participao dos alunos, importao de dados, entre outras atividades.

As professoras Ana Luiza e Gleice demonstraram as diferentes possibilidades de utilizao do questionrio Moodle como uma ferramenta para a realizao de provas, simulados ou testes online. Entre os destaques, o aumento adeso ao ensino de lnguas, por meio do nivelamento de idiomas a distncia, desenvolvido para o Departamento de Letras. As provas elaboradas, inclusive em chins, contam com cronmetro medindo e estabelecendo o tempo total de prova, mas podem ser iniciadas a qualquer momento pelo aluno, dentro de um determinado perodo de disponibilizao.

Foram apresentadas, ainda, provas de seleo a distncia desenvolvidas pela CCEAD para programas de ps-graduao da Qumica e da Engenharia Mecnica. Para a Qumica, por exemplo, foi feita uma programao de tempo de resposta para cada questo; j para os candidatos da Mecnica, havia a possibilidade de escolha da rea de concentrao da prova, bem como de submeter os clculos efetuados enviando anexo. As professoras lembraram que as provas a distncia, como parte do processo seletivo, facilitam bastante a participao de candidatos de outros estados e pases na seleo inicial. Em seguida, mostraram uma prova simulada para o ENADE 2016, elaborada para o curso de Administrao, e uma oficina para a prova da OAB, voltada aos alunos do curso de Direito.


Docentes da Universidade participaram ativamente do evento, ministrando palestras e seminrios para a comunidade Moodle -
crdito: Renata Ratton

Em sua palestra, o professor Renato Araujo, tambm da CCEAD, falou sobre as vantagens da utilizao do Moodle em uma instituio de ensino, seja para cursos a distncia ou para apoio s aulas presenciais. Renato enfocou a importncia do apoio soluo de problemas no triviais, enfatizando a pertinncia do uso pedaggico de ferramentas contextualizadas, dentro de um ambiente educacional. Teceu, ainda, um breve histrico da adoo das tecnologias educacionais na Universidade, que evoluram de pginas simples da web (repositrios) para a interatividade, a interoperabilidade (integrao de sistemas e atores) e, mais recentemente, para a personalizao, onde se encontram possibilidades como a sala de aula invertida, a definio de trilhas de aprendizagem, o foco em competncias.

Outras palestras envolvendo professores da PUC-Rio abordaram solues personalizadas integradas ao Moodle PUC-Rio, uso do ambiente em disciplinas de empreendedorismo, conceitos bsicos de Web Semntica, alm de solues de infraestrutura (velocidades, backbone, virtualizao) utilizadas para prover escalabilidade, desempenho e confiabilidade s aplicaes relacionadas ao Moodle.

Os coordenadores da Comunidade Moodle Brasil, que tambm organizaram o evento, professores Gilvan Marques, Gisele Brugger e Daniel Neis, apresentaram cases versando sobre boas prticas de uso da tecnologia, a exemplo de aplicativos para acesso por meio de dispositivos mveis, solues para produo de contedos ricos e interativos, processos para testes de performance e aprimoramento tecnolgico da plataforma.




Publicada em: 25/10/2017


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