Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Professora Marley Vellasco, da Engenharia Elétrica, toma posse como Vice-reitora para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio

Cerimônia ocorreu durante missa celebrada pelo cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília

À esquerda: o Reitor da PUC-Rio, pe. Anderson Pedroso, S.J, lembrou da importância dos ciclos na vida - Foto: Renata Ratton; à direita: a professora Marley Vellasco, em seu discurso de posse - Foto: Antonio Albuquerque


Em breve intervalo da missa celebrada pelo cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, na manhã de 15 de março de 2023 – e em seguida à Aula Magna também presidida pelo cardeal – a professora Marley Vellasco, da Engenharia Elétrica, foi empossada Vice-reitora para Assuntos Acadêmicos. Marley substitui o professor José Ricardo Bergmann, do CETUC, que esteve à frente da Vice-reitoria por 16 anos.

Realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a missa contou com a participação do coral da Universidade e de um grande número de sacerdotes e seminaristas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Após o rito da comunhão, o Reitor da PUC-Rio, pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., pediu licença ao cardeal para passar à posse, efetuando um rápido histórico da Universidade e de seus feitos, desde a fundação pelo Pe. Leonel Franca, S.J, na década de 1940, até os dias de hoje, quando se destaca “como uma expressão fundamental de projeto de país, com uma educação inclusiva, que não tem limites sociais, ao contrário, que quer formar o homem integral, a mulher integral, o ser humano, uma educação voltada para as necessidades do Brasil”.

Para marcar a transição, o Reitor lembrou que os ritos de passagem enobrecem a Universidade e que a vida deve ser feita de ciclos, que a renovam, e não de círculos, em que não se sai do mesmo lugar. Agradeceu, assim, a contribuição do professor José Ricardo Bergmann como um grande servidor da Universidade, que agora retorna à base, onde segue realizando pesquisa, formando alunos e servindo à PUC-Rio. Ao citar o Marco Referencial 13 – “todo exercício de cargos ou funções é um serviço a ser apresentado com dedicação à comunidade universitária” – pe. Anderson sublinhou a importância de todos que servem e se dedicam à PUC-Rio.

O professor José Ricardo Bergmann se disse realizado e feliz, após 16 anos de gestão - Foto: Renata Ratton

Com a palavra, o professor José Ricardo Bergmann se disse feliz e realizado por todos os anos dedicados ao cargo, agradecendo, em primeiro lugar, aos ex-reitores pe. Jesús Hortal Sánchez, S.J. e pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J, e ao atual reitor, pe. Anderson Pedroso, S.J, pela confiança depositada em seu longo mandato. Consultando uma extensa lista, agradeceu a todos os coordenadores centrais de sua gestão, decanos e professores que o apoiaram em sua missão na Acadêmica, além de sua equipe, pelo suporte e o ambiente de tranquilidade e harmonia. O agradecimento final foi para sua esposa, filhos, genro, nora e, em especial, para seu neto Antônio, “grande alegria em sua vida”.

Empossada, a professora Marley Vellasco contou um pouco sobre sua vivência na Universidade, iniciada nos anos 1980, ainda na graduação. A professora reconheceu o enorme desafio, agradecendo ao reitor pela nomeação, e aos seus pares e equipe pelo apoio e carinho recebidos. A nova vice-reitora encerrou sua fala agradecendo a seus filhos e familiares.




Publicada em: 15/03/2023