Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Pelo 5º ano consecutivo, trabalhos do Departamento de Engenharia Industrial são premiados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (EPPGEP)

Na edição de 2022, realizada em setembro, dois dos quatro prêmios foram concedidos à PUC-Rio


Os alunos Raissa Zurli Bittencourt Bravo e a João Marcos Dusi Vilela, do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Industrial (DEI), receberam, respectivamente, os prêmios de Melhor Publicação Aluno com Produção Tecnológica e  Melhor Publicação de Mestrado Acadêmico, conferidos pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (Anpepro). A premiação foi realizada em setembro, durante o Encontro Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (EPPGEP).

Desde 2017, os alunos do DEI conquistaram 13 honrarias, sendo três prêmios de Melhor Publicação Aluno com Produção Tecnológica, dois de Melhor Publicação de Mestrado Acadêmico, um de Melhor Publicação Aluno de Doutorado, um de Melhor Publicação Aluno de Mestrado Profissional e seis Menções Especiais.

Intitulado DRAI - Monitoramento e alerta de secas no Brasil: nova abordagem baseada em um índice de risco , o estudo de Raissa Bravo propôs um sistema de monitoramento e alerta de secas na região do semiárido do Brasil, chamado Drought Risk Assessment Interface (DRAI), motivado pela ocorrência de desastres naturais e por seus efeitos sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade. O mecanismo aponta o risco da ocorrência de seca em uma determinada região a partir de seus indicadores sociais e meteorológicos. “Fiquei muito feliz em receber o prêmio de produto tecnológico do EPPGEP 2022 porque o DRAI, por ser uma ferramenta web e multilinguagem, pode ser utilizado por todos aqueles que estudam o assunto e que lidam diretamente com as secas”, declarou a aluna cujo projeto foi orientado pelos professores Fernando Cyrino e Adriana Leiras.

Já Algoritmos eficientes para problemas de caminho mais curto adjacentes quadráticos, o estudo de João Vilela, apresenta dois algoritmos eficientes para a definição de rotas geográficas e linhas de transmissão de energia de longa distância, com caminhos mais realistas. Sob a orientação dos professores Bruno Fânzeres e Rafael Martinelli, o trabalho busca contribuir para a instalação de um sistema elétrico mais seguro, de modo a beneficiar os consumidores do país. “Esse prêmio é um marco na minha carreira acadêmica e profissional, que carregarei com muito orgulho ao longo da vida”, comemorou Vilela.

O EPPGEP é o encontro científico anual da Anpepro, que reúne os coordenadores dos programas de pós-graduação das principais universidades brasileiras, incluindo COPPE-UFRJ, POLI-USP, PUC-Rio, UFMG, UFPB, UFPE, UFRGS, UFSC e UFSCar. O evento tem como objetivos: foco em pesquisa; criação de um ambiente de aconselhamento aos alunos de Pós-Graduação e reconhecimento dos alunos de destaque. Um rigoroso comitê, formado por professores bolsistas de produtividade do CNPq, reconhece e premia os melhores trabalhos inscritos no encontro.




Publicada em: 17/10/2022