Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão
Abordagem desenvolvida leva em conta geração real de distribuidoras e variação de insumos
Os professores Reinaldo Castro Souza e Fernando Cyrino, do Departamento de Engenharia Industrial, realizaram a palestra de encerramento da International Conference on Renewable Energy and Power Quality / ICREPQ 2022, realizada na última semana de julho em Vigo, Espanha.
O estudo intitulado Um quadro estocástico para estimar perdas técnicas em utilidades de distribuição de energia elétrica está dentro de projeto de P&D realizado com apoio da Energisa, e compreende nova abordagem, utilizando a linguagem Phyton, para estimar perdas técnicas em usinas de geração renovável (especialmente eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas), considerando a variação estocástica dos insumos (velocidade do vento, radiação solar, bagaço de cana e entradas).
– Pelas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os percentuais de perdas técnicas devem ser revisados a cada quatro anos. As usinas de geração renovável podem ter suas perdas variando de ano para ano dependendo dos insumos que as alimentam. Com o método desenvolvido, as perdas técnicas são estimadas anualmente, levando em conta o que foi a geração real e permitindo a correção da distorção dos percentuais congelados, explica Reinaldo Souza.
De acordo com o professor, o presidente do congresso Manuel Donsión os cumprimentou pela plenária ressaltando a qualidade do conteúdo. "Apresentamos também dois trabalhos de alunas de pós-graduação do DEI, confirmando a excelência da PUC-Rio na área de previsão": Modelo G and Simulation of Renewable Energy Sources by Marlov Chains, de autoria de Margarete Araujo (doutoranda), Gustavo Melo (mestrando), Saulo Ferreira (doutorando), e dos professores Reinaldo Souza (DEI e programa PÓS MQI), Fernando Cyrino (DEI) e Paula Maçaira (DEI), todos participantes do projeto Energiza; e Modelling The Dependency Relationship between Wind Speed and Power Generation: an Application of Cópulas Theory, de autoria de Tuany Barcellos (mestranda do DEI - tema de dissertação orientada pelo professor Reinaldo Souza), e dos professores Reinaldo Souza (DEI e programa Pós MQI) e Fernando Cyrino (DEI).