Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Informática e Americanas S.A fecham parceria para criação de laboratório de inovação

Americanas Futuro Lab PUC-Rio oferecerá bolsas de estudo e de pesquisa para acelerar frentes de inovação e tecnologia

O professor Helio Lopes, da Informática, coordena a iniciativa - Foto: arquivo pessoal


A Americanas S.A. e a PUC-Rio acabam de lançar o Americanas Futuro Lab PUC-Rio, programa de capacitação em inovação e tecnologia encampado pelo Departamento de Informática (DI). A iniciativa, voltada para estudantes da graduação e da pós-graduação, vai desenvolver profissionais de tecnologia e contribuir com soluções para desafios reais da empresa.

De acordo com o professor Helio Lopes, do DI, coordenador do programa na Universidade, a ideia surgiu em conversas com os diretores da Americanas no sentido de formar pessoas qualificadas para trabalhar na área de desenvolvimento de produtos em TI. “Foram conversas interessantes para definirmos, de forma geral, os objetivos que gostaríamos de atingir”.

O Americanas Futuro Lab PUC-Rio integra o Americanas Futuro, frente da estratégia ESG da Americanas S.A, 100% dedicada à promoção da educação e geração de oportunidades futuras. No laboratório da PUC-Rio, a aprendizagem será totalmente baseada na metodologia Learn R&D (P&DI ágil - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), criada pelos professores e organizadores da iniciativa ExACTa PUC-Rio (www.exacta.inf.puc-rio.br), Helio Lopes, Marcos Kalinowski, Simone Barbosa e Marcos Poggi.

– Aplicamos a metodologia em projetos com a indústria de óleo&gás com muito sucesso. Ela criou mais de uma dezena de produtos homologados, gerou publicações, dissertações e teses, além de duas patentes já depositadas e duas que serão depositadas ainda esse ano. Os projetos desenvolvidos pelos alunos terão cocriação com profissionais dos times de tecnologia e inovação da Americanas S.A. e professores do DI, responsáveis pela orientação e coordenação das pesquisas. O objetivo é desenvolver soluções e insights em diferentes áreas, como data analytics, advertising, competitividade no marketplace, otimização logística e de sortimento, impactando na experiência de consumo de milhões de brasileiros – informa o coordenador.

Para concretizar o projeto, a Americanas S.A. vai construir uma estrutura física no campus da PUC-Rio – um espaço de 180 m2 que reproduzirá o ambiente dos centros de tecnologia da Americanas S.A. – e financiará bolsas de pesquisas e estudos em inovação. Lopes salienta que o novo espaço físico será bem parecido com os ambientes de coworking modernos, propícios para a interação de forma permanente.

– O Brasil é um dos líderes globais em produção científica e isso é muito valioso para o desenvolvimento do País e dos negócios. Com o Americanas Futuro Lab PUC-Rio, estamos aproximando a pesquisa da prática, saindo do estado da arte e criando pontes diretas com a realidade empresarial. A iniciativa contribuirá também para a formação e a empregabilidade dos selecionados. Do negócio phygital à fintech, nosso modelo demanda gente especializada na identificação e análise de necessidades, e a parceria com a PUC-Rio amplia o acesso da companhia a esses profissionais”, ressalta João Guerra, diretor da Americanas S.A.

O diretor da Americanas S.A, João Guerra. - Foto: Jorge Paulo Araujo O diretor da Americanas S.A, João Guerra. - Foto: Jorge Paulo Araujo

O piloto com o Departamento de Informática marca o início do programa Americanas Futuro Lab, braço do Americanas Futuro com foco em inovação, e fortalece os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 8 da Agenda 2030 da ONU, que promovem educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico. Ao lado da Americanas S.A., outras gigantes como Apple e Globo mantêm espaços de inovação e tecnologia na PUC-Rio.

– Temos a oferecer o que há de mais avançado em termos de transformação digital, incluindo gestão ágil de produtos e processos, machine learning, engenharia de dados, desenvolvimento de front e back-end, design de experiência, entre outras competências técnicas que serão exploradas no programa de capacitação com a Americanas S.A. Esse será um programa diferenciado, pois nele todos ganham: a Americanas, os alunos e a PUC-Rio, sublinha Helio Lopes.




Publicada em: 21/06/2022