Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Animação Who wants to live forever, que contou com a participação de alunos de Artes&Design, é premiada no Italia Green Film Festival e no International Motion Picture Awards

Iniciativa de Brian May, do Queen, filme envolveu universidades de vários países buscando conscientizar o mundo sobre o sofrimento dos animais silvestres e selvagens, graças ao comportamento humano


O vídeo da música Who wants to live forever (Quem quer viver para sempre) promovido pela ONG internacional Save Me Trust, que tem participação do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A) do Departamento de Artes&Design (DAD), foi premiado no Italia Green Film Festival e no International Motion Picture Awards, como Best Film on Nature & Wildlife.

O objetivo da animação foi conscientizar o mundo sobre o sofrimento por que muitos animais passam como resultado do comportamento humano, e ressaltar que a proteção dos animais não é apenas uma questão de humanidade, mas essencial para o próprio bem-estar do planeta.

Lançado durante o Open Summit Green&Blue, da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP 26 , em Glasgow, Inglaterra, o vídeo também participou do Sardinia FIlm Festival (Itália), do London Eco Film Festival (inglaterra), do Ferrara Film Corto (Itália) e do Unified Filmmakers Festival (Alemanha).

– Ficamos muito felizes com os prêmios recebidos nos festivais de cinema no exterior, isso demonstra que a preocupação com a preservação do nosso planeta, e a proteção aos animais silvestres e selvagens,  está alcançando um público cada vez mais amplo. Graças à iniciativa do Brian May, guitarrista do Queen, foram reunidas cinco universidades de vários países em torno do projeto, e foi possível uma troca rica entre culturas distintas e com problemas em comum, afirma a professora Cláudia Bolshaw, coordenadora do N.A.D.A.

Segundo a coordenadora, infelizmente, no Brasil, o vídeo não recebeu o mesmo destaque: "entendemos que o nosso país ainda não conta com uma política pública forte na área de proteção aos animais selvagens. No entanto, acreditamos que nosso filme coletivo poderá impulsionar essa discussão, principalmente entre os jovens universitários. Nossos alunos do DAD, inclusive, estão promovendo sessões e debates em salas de aula".

Bolshaw agradeceu à Universidade pela oportunidade de participar do projeto e construir um debate social e ecológico através da linguagem da animação, de modo a interagir com a nova geração e alimentá-la com a esperança de um futuro melhor. "Tenho muito orgulho dos meus alunos que participaram do projeto com amor, coragem e muito trabalho".


Conheça toda a história:

Imagem da matéria "Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A), de Artes&Design, representa PUC-Rio e América Latina em vídeo Who wants to live forever, promovido pela Save Me Trust" Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A), de Artes&Design, representa PUC-Rio e América Latina em vídeo Who wants to live forever, promovido pela Save Me Trust




Publicada em: 17/05/2022