Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Rankings

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
QS World University Rankings by Subject

Treze áreas do conhecimento da Universidade conquistam posições de destaque nos cenários mundial, latino-americano e nacional


A área de Engenharia de Petróleo da PUC-Rio está entre as 100 melhores do mundo e é a segunda colocada do Brasil – e primeira do Estado do Rio de Janeiro – na décima edição do QS World University Rankings by Subject. Divulgado nesta manhã, o ranking avaliou o desempenho de 1543 universidades distribuídas em 161 localidades.

Filosofia, Artes&Design e Relações Internacionais figuram entre as 200 melhores do mundo e ocupam, respectivamente, a primeira, a segunda, e a quarta posições nacionais. Filosofia consta ainda como a 5ª melhor da América Latina.

Economia desponta como a 8ª melhor da América Latina e a 3ª melhor do País, enquanto Letras, Direito, Ciência da Computação e Finanças ocupam a 4ª posição brasileira.

A área de Física destaca-se com o 5º melhor lugar do Brasil, e as engenharias Elétrica e Mecânica, e a Matemática, com o 7º lugar. No Estado do Rio de Janeiro, a Matemática ocupa a 3ª posição.

Entre as Grandes Áreas avaliadas pelo ranking, Engenharia&Tecnologia está entre as 16 melhores da América Latina e ocupa a 7ª posição no Brasil; Artes & Humanidades figura entre as 17 melhores da América Latina e ocupa a 5ª posição brasileira; Ciências Naturais ocupa a 17ª posição da América Latina e está em 8º lugar no Brasil; e Ciências Sociais está ranqueada em 16º lugar na América Latina e em 5º lugar no Brasil.

A metodologia do ranking é baseada em quatro indicadores: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, citações por artigo e impacto na pesquisa (H-index). Os dois primeiros são medidos através da análise de dados coletados em questionários voluntariamente preenchidos respectivamente por pesquisadores e empregadores. Já o terceiro e quarto indicadores são obtidos por cálculos cuja fonte de citações é a base Scopus.


Os resultados estão disponíveis em:
https://www.topuniversities.com/subject-rankings/2022




Publicada em: 06/04/2022