Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Namastê, 'Botz'

Índia saúda os campeões invictos da International RoboWars, Touro e Touro Feather, da Riobotz


A RioBotz, equipe de robótica da PUC-Rio, retorna de Mumbai invicta e com duas medalhas de ouro conquistadas na International RoboWars, realizada no TechFest, o maior evento de ciência e tecnologia da Ásia. A competição contou com cerca de 200 competidores e mais de 25 robôs duelando.

– Há 1 mês, fomos convidados a participar do evento, realizado anualmente dentro do campus da IIT Bombay, que é a universidade no1 da Índia. Este foi o ano de retorno desse campeonato, após dois anos sem a realização devido às restrições impostas com a pandemia. Nossa maior base de fãs fora do Brasil está naquele país, inspiramos a criação de muitas equipes por lá, então foi natural esse convite. A Techfest é um evento gigantesco, não apenas de competições, mas também de palestras e exibições. Quando participamos em 2018, um dos convidados foi o Dalai Lama, lembra o professor Marco Antonio Meggiolaro, da Engenharia Mecânica, coordenador da equipe.

Um mês, portanto, foi o tempo que a equipe teve para preparar os robôs Touro e Touro Feather para as lutas. Na categoria Middleweight (60kg), o robô Touro conquistou o feito inédito de ser o primeiro robô ocidental a derrotar o grande campeão invicto dos últimos cinco anos da competição, o robô Taanaji, da equipe indiana BlankaBotz. "O caminho do Touro (60kg) até a final foi marcado por duas lutas muito disputadas, conseguindo nocautear ambos os adversários e se classificar para a final contra o até então invicto Taanaji. Na final, o Touro resistiu a um golpe forte e conseguiu desabilitar a arma do Taanaji logo no início da luta, que ficou indefeso e fugindo do nosso robô até esgotar o tempo do round. A decisão dos juízes a nosso favor foi unânime", empolga-se o coordenador.

Robôs Balraj e Touro (60kg) aguardando a entrada na arena para o primeiro combate da categoria Middleweight Robôs Balraj e Touro (60kg) aguardando a entrada na arena para o primeiro combate da categoria Middleweight

Segundo Meggiolaro, a final do Touro Feather (15kg), curiosamente, se deu contra dois robôs da mesma equipe adversária, o que, na prática, permitiu que ambos se aliassem contra a Riobotz. Apesar da desvantagem, Feather nocauteou os dois na final, para conquistar o título. Com exceção dos combates com três robôs (em vez de dois), as demais regras se assemelham muito às internacionais disputadas no Brasil e nos EUA. Entretanto, as categorias internacionais oficiais são de 54kg e 13,6kg e, na Índia, arredondaram para 60kg e 15kg.

A equipe RioBotz foi representada pelo atual capitão Matheus Amaral, e pelos ex-alunos Carlos Luiz Souza Junior e David Steagall. Eles tiveram apenas 24 horas para preparar e testar os robôs na Índia, que precisaram ser totalmente desmontados no Brasil, a fim de serem transportados na viagem de avião.

Arena de combates da competição International Robowars do evento Techfest 2022 Arena de combates da competição International Robowars do evento Techfest 2022

Com o retorno presencial gradual aos laboratórios, a equipe RioBotz tem enfrentado o desafio de treinar uma nova geração de integrantes, após dois anos trabalhando virtualmente.

– A prática de laboratório tem sido crucial para o aprendizado e será necessária nos pitstops das competições futuras. Entre elas está a da Campus Party, em julho de 2022, em São Paulo – a maior competição nacional, incluindo robôs de combate das categorias desde 454 gramas até 27 kg, robôs de sumô autônomo ou R/C de 500 gramas e 3kg, Trekking autônomo, e seguidores de linha. Participaremos de todas essas categorias. Outro evento nacional importante será a IronCup, em outubro. Estamos também projetando melhorias para o Minotaur (113kg), para competir na BattleBots 2022, que será realizada em Las Vegas, EUA, provavelmente em setembro.




Publicada em: 05/04/2022