Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Nome de peso na indústria de Óleo&Gás, Eloi Fernández y Fernández assume a direção do Instituto de Energia da PUC-Rio

Entre os inúmeros desafios da matriz energética, contribuir para a geração de energia limpa e acessível é meta crucial de pesquisas, parcerias e do desenvolvimento de recursos humanos


Eloi Fernández y Fernández, da Engenharia Mecânica, assumiu a direção do Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) em janeiro deste ano. Entretanto, o professor atua, desde a criação do Instituto, em 2003, em projetos de P, D&I, em ações coordenadas com parceiros do setor empresarial, e na coordenação do grupo de pesquisadores e técnicos.

As linhas de pesquisa vão das energias renováveis às fontes convencionais, passando pelo aproveitamento energético do gás natural como vetor da transição energética e por seus desafios para a descarbonização, exigida no cenário de mudanças climáticas, ações que envolvem aspectos de engenharia, particularmente no setor de normalização e padronização de equipamentos e processos, inclusive em eficiência energética, bem como econômicos e regulatórios, além de projetos em inclusão digital, indústria 4.0 e IoT.

– O IEPUC conta hoje com vários parceiros e clientes no desdobramento desses desafios. Paralelamente, vem promovendo a formação de profissionais capazes de conduzir essa mudança com a aplicação de seu conhecimento, informa o diretor, citando treinamentos in company, cursos livres e principalmente a pós-graduação MBE Energia, lançada em 2018.

Eloi Fernández y Fernández é reconhecido na indústria de óleo & gás como um dos mais renomados estudiosos da área de energia. Além da pesquisa, sua atuação profissional inclui a direção de importantes organizações do setor, como ANP e ONIP. Toda essa bagagem contribui para a proposta do IEPUC, que é oferecer aos alunos e à indústria uma visão interdisciplinar da energia, envolvendo fatores técnicos, regulatórios, econômicos, sociais e ambientais, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento de tecnologias e serviços no setor energético brasileiro. “Sigo os valores do Instituto, reforçando a importância da energia sustentável e buscando auxiliar em melhores políticas e estratégias de energia para o Brasil”.

– Alinhado com os valores da Governança ambiental, Social e Corporativa (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance - ESG) e, principalmente, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável no 7 - ODS 7, relacionado à energia limpa e acessível na Agenda 2030 proposta pela ONU, o IEPUC dispõe de todos os meios para contribuir com a transição energética e tornar real a sustentabilidade para o planeta. Numa abordagem multidisciplinar, queremos responder às questões do setor de energia oferecendo uma contribuição ao bem-estar dos cidadãos, defende o diretor.




Publicada em: 30/03/2022