Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Instituto Interdisciplinar de Leitura e Cátedra UNESCO de Leitura divulgam resultado do Selo Cátedra 10

Premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens; destaques da edição 2021 serão divulgados em abril


O Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer) e a Cátedra UNESCO de Leitura divulgaram, em 28 de março, o resultado de mais uma premiação do Selo Cátedra 10. A edição 2021 teve 426 livros avaliados, voluntariamente, pelo Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil - GELIJ, composto por pesquisadores e especialistas na área da Literatura Infantil e Juvenil, e que tem como marca a diversidade de áreas de trabalho de seus participantes.

“São professores, pesquisadores em literatura, contadores de histórias, ilustradores e bibliotecários garantindo a diversidade de olhares sobre as obras analisadas. A coordenação do grupo é de Denise Ramalho, doutora em Literatura pela PUC-Rio”, informa Gilda Carvalho, diretora do iiLer.

Instituída em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, a premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens. O Selo Cátedra 10 tem como diferencial o olhar cuidadoso de pesquisadores que, a partir do objeto livro, avaliam a qualidade literária, plástica e editorial da obra, considerados temas e gêneros diversos e diálogo entre a linguagem verbal e a linguagem visual. De acordo com Gilda, a cada ano, o selo conquista a adesão de mais editoras tradicionais e recém-chegadas ao mercado, mantendo seu compromisso de registrar o melhor da produção em Literatura Infantil e Juvenil no Brasil.

Após a leitura das obras enviadas, o GELIJ define as que serão premiadas nas categorias Seleção – obras com valor literário, estético e editorial; Distinção – obras de excelência, considerados os mesmos critérios; e, Hors Concours – categoria que considera tanto o livro publicado quanto a importância da obra de seu autor.

– Em função do crescente número de textos clássicos em novas edições e traduções, bem como adaptações de qualidade tanto em narrativa como em quadrinhos, decidimos criar, desde a edição de 2020, a coleção Clássicos Cátedra. Mantemos também a indicação de livros informativos de qualidade, que farão parte do acervo Informativos de Qualidade Cátedra. Os títulos clássicos e os informativos estão ainda em apreciação; durante o mês de abril, serão divulgados os destaques da edição 2021.

Os vencedores do Selo Cátedra 10, edição 2021, podem ser conhecidos em https://bllij.catedra.puc-rio.br/wp-content/uploads/2022/03/premiados_selo2021.pdf




Publicada em: 30/03/2022