Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Artigo da Engenharia Elétrica figura entre os oito melhores do mundo, segundo revista do IEEE

Estudo desenvolveu metodologia para encontrar plano mais barato de expansão do sistema de transmissão

Alexandre Street é senior member da IEEE Power and Energy Society e pesquisador 1 CNPq - Foto: arquivo pessoal


O artigo Distributionally robust transmission expansion planning: A multi-scale uncertainty approach, de autoria do professor Alexandre Street, da Engenharia Elétrica, e dos ex-alunos de doutorado Alexandre Velloso (atualmente na Finep), e de pós-doutorado David Pozo (atualmente professor da Skoltech), acaba de receber o prêmio Melhores Artigos de 2021 da revista científica IEEE Transactions on Power Systems (TPWRS).

A pesquisa mostra como as incertezas de longo prazo, como transformações sociais, econômicas, políticas, ambientais e tecnológicas, são capazes de mudar o curso e o perfil das incertezas de curto prazo que o sistema elétrico enfrentará. "Neste contexto, o estudo criou uma metodologia capaz de traçar um plano que - reconhecendo as flexibilidades dos ativos de transmissão para a operação de curto prazo do sistema - permita uma operação confiável e mais em conta, mesmo sob os grandes níveis de incertezas das fontes renováveis", esclarece Street.

O trabalho desenvolvido, que, de acordo com a TPWRS, figura entre os oito melhores do mundo, faz parte das pesquisas realizadas no Laboratory of Applied Mathematical Programming and Statistics (LAMPS), coordenado por Street.

– É algo com direta aplicação prática. No caso brasileiro, serve para os planejadores e operadores dos sistemas de transmissão, como a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), e, com pequenos ajustes, serve também para planejar as redes de distribuição. As técnicas e algoritmos que criamos – para conseguir resolver o problema matemático por trás do problema de planejamento ótimo da expansão da transmissão sob incerteza – podem ser utilizados para muitas outras aplicações. A contribuição técnica foi bastante ampla e pode ajudar a resolver diversos problemas que precisam considerar incertezas no processo de planejamento, esclarece o professor.

Distributionally... foi selecionado por seu nível de novidade, contribuição e impacto na comunidade científica, dada a quantidade de citações e downloads. Até o momento, conta com 24 citações, segundo o Google Scholar e, de acordo com o repositório do IEEE, onde o artigo está disponível, já foi lido por mais de 1.100 pessoas.

O artigo ressalta que o problema do Planejamento da Expansão da Transmissão (PET), do inglês Transmission Expansion Planning (TEP), está relacionado às políticas de planejamento das redes de transmissão de eletricidade, envolvendo temas complexos como a confiabilidade do sistema, a flexibilidade operacional, e diversos tipos de incerteza, como, por exemplo, das fontes de geração renováveis (eólica e solar). 




Publicada em: 30/03/2022