Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
O mundo de volta

Programa de Internacionalização retoma ações presenciais com recepção de 160 alunos intercambistas


O programa de internacionalização da PUC-Rio foi retomado com a recepção presencial de 160 alunos internacionais, no dia 7 de março, e já conta com intensa agenda para 2022.

– O intercâmbio presencial está de volta, lembrando que a PUC nunca interrompeu seu fluxo; neste semestre, entramos em contato apenas com as parceiras mais frequentes. A volta ao normal vai depender das normas da Universidade e estamos torcendo para que todas as atividades socioculturais, que realizamos com os intercambistas, também tenham retornado, informa a coordenadora central de cooperação internacional (CCCI), professora Angela Randolpho Paiva.

Com mais de 300 parceiros em todo o mundo para cursos e cooperações em pesquisa, as metas da CCCI para 2022, segundo a coordenadora, são a ênfase na oferta das disciplinas oferecidas em inglês – havia 44 antes da pandemia, o incremento da internacionalização em casa, a volta do Brazilian Seminars (summer school), em novo formato, assim como do curso intensivo de português presencial. Angela assinala ainda a importância da participação em congressos internacionais e a busca por ampliar o intercâmbio com universidades asiáticas.

Em abril, a CCCI realiza a Virtual International Fair. Além dos responsáveis pelos programas de intercâmbio da PUC-Rio, estarão presentes representantes de parceiros internacionais conveniados, falando sobre suas instituições, e agentes consulares de diversos países.O objetivo é apresentar as oportunidades que a coordenação disponibiliza para todos os alunos da Universidade, além de compartilhar informações e esclarecer dúvidas.




Publicada em: 16/03/2022