Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Entre livros e tipos, uma referência para o Brasil

Departamento de Artes & Design brilha na Brasil Design Award


Pela contribuição que sua jornada de ensino tem proporcionado ao design brasileiro, como uma referência para o setor, o Departamento de Artes e Design da PUC-Rio foi homenageado como Instituição de Ensino em Design no Brasil Design Award, realizado no dia 07 de dezembro, via Youtube.

Imagem ilustrativa

Além do prêmio institucional, o livro impresso inclusivo Minha amiga Helena viu, desenvolvido em Braille e em tinta com letra ampliada, recebeu bronze na categoria Design de Impacto Positivo – Estudante.

O projeto é das alunas Bettina Ferreira de Oliveira, Carolina Esteves Paulino, Maria Catarina Gomes da Silva, Michelle Leal e Thainá Carvalho Barbosa, sob a orientação dos professores Roberta Portas, Cláudio Werneck, Izabel de Oliveira e Luiz Ludwig, tem o objetivo de facilitar a leitura de todas as crianças, principalmente as de 3 a 6 anos que possuem deficiência visual total ou parcial. O livro contém uma narrativa lúdica, que incentiva a fase de aprendizado e aborda a magia de enxergar o mundo além da visão.

Imagem ilustrativa

O aluno Mohamed Lucas também recebeu bronze na categoria Craft For Design com o projeto Letra Chilena, tipografia que explora atributos formais e conceituais da linha de pipa que dá nome ao projeto.

– O movimento e a tensão estão presentes no desenho das letras e a força desses contrastes ajudam o projeto quebrar algumas regras e expectativas relacionadas a um projeto de tipo. A legibilidade e a leiturabilidade não se sobrepõem às outras experiências de leitura, explica o designer. Além do desenho dos glifos, Letra Chilena apresenta quatro versões de espécime tipográfico: uma totalmente impressa em risografia, outra parcialmente impressa e que ativa uma experiência em realidade aumentada, outra que representa um modelo 3D interativo, e a última, que foi distribuída digitalmente como NFT, e constitui um dos primeiros espécimes tipográficos no mundo a ser distribuído como criptoarte (criptoarte ou colecionáveis digitais é a produção artística registrada através de uma blockchain. Pode ser digital ou física, música, pintura, etc., ou qualquer outra obra que tenha sido transformada em um token através de uma blockchain - Wikipédia).

Imagem ilustrativa




Publicada em: 10/12/2021