Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Para o 5G e além...

Trazendo inovação para a comunicação entre máquinas nas redes, artigo do CETUC é único premiado no 17th International Symposium on Wireless Communications Systems


Com a proposta de uma abordagem inovadora sobre a comunicação entre máquinas para sistemas 5G e futuros, o artigo Joint Activity Detection and Data Decoding for Grant-Free Massive MIMO Systems (https://ieeexplore.ieee.org/document/9562217), de autoria do professor Rodrigo de Lamare e do pós-doutorando Roberto Brauer Di Renna, ambos do Centro de Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC), foi o único trabalho premiado do 17th International Symposium on Wireless Communications Systems (ISWCS 2021). O simpósio é considerado um dos mais importantes na área e contou com pesquisadores renomados do mundo todo.

O objetivo da pesquisa é otimizar a troca entre as funções de detecção e decodificação de mensagens no receptor. A proposta simplifica a recepção de informações dos dispositivos, diminuindo chances de falha durante a comunicação. Além disso, segundo o professor, o método apresentado pode também ser aplicado na próxima geração da rede móvel, o 6G. Máquinas de cartão e dispositivos de IoT, por exemplo, se beneficiarão dessa inovação.

– A técnica desenvolvida no artigo foi considerada significativamente melhor e, por esse motivo, recebemos o prêmio. Um reconhecimento vem coroar a brilhante tese de doutorado do Roberto Di Renna, que desenvolveu soluções inovadoras para a comunicação entre máquinas nas redes 5G e futuras. O trabalho concorreu com centenas de artigos escritos por especialistas de renome internacional e foi uma grata surpresa ter recebido o prêmio de melhor artigo em uma seleção tão competitiva - comemora de Lamare.

Os estudos desenvolvidos no Laboratório de 5G do CETUC, coordenado pelo professor, compreendem  redes de comunicações livres de células, mitigação de interferências, alocação de recursos, codificação de canal e técnicas de decodificação, computação em nuvem e na borda, processamento de sinais para comunicações, processamento em arranjos de sensores com super-resolução.Teses recém-defendidas no CETUC abordam os temas Transmit processing techniques for rate-splitting-based multiple-antenna systems, de André Flores; Multiuser detection and channel estimation techniques for machine-type communications, 2,. 2, de Roberto Brauer di Renna; e Low-resolution signal processing algorithms for wireless systems, de Zhichao Shao  (com o professor Lukas T. N. Landau).Já as iniciações científicas em curso abordam Aprendizado Federativo, com Leonardo Farina; Mitigação de interferências em redes 5G no canal direto, com Lucas Jannuzi; e Mitigação de interferências em redes 5G no canal reverso, com Pedro Jannuzi. O Laboratório de 5G conta ainda com os projetos  patrocinados Cientista do nosso estado, pela FAPERJ, Redes de comunicações livres de células, pela Telebrasil, e Mitigação de interferências em redes 5G, pelo CPqD.

Sobre o International Symposium on Wireless Communications Systems:

O ISWCS 2021 tem como proposta fomentar a troca e atualização das tecnologias e estudos sobre a área de sistemas de comunicação sem fio. Os pesquisadores e tecnólogos têm a oportunidade de participar de fóruns e painéis de discussão sobre o tema. O evento contou com o patrocínio do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a mais importante associação internacional de profissionais de engenharia elétrica e eletrônica. Esta premiação reforça o papel relevante do CETUC/PUC-Rio como um dos principais laboratórios brasileiros que desenvolve estudos sobre a tecnologia 5G, acumulando reconhecimentos internacionais ao longo dos anos.




Publicada em: 23/11/2021