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Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prmios e Destaques Acadmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Tese e trilha sonora de Artes&Design conquistam prmios no SBGames 2021, maior evento acadmico da rea de jogos no Brasil

Pesquisa aborda papel mediador do Design na criao e adaptao de jogos analgicos para a construo de espaos de ensino-aprendizagem; trilha sonora vencedora integra jogo tambm vencedor do simpsio, desenvolvido por ex-alunos do Departamento.


A tese Jogo para o que se move: Design como favorecedor da construo de espaos colaborativos e dialgicos de ensino-aprendizagem por meio da criao e adaptao de jogos analgicos (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/50005/50005.PDF), de autoria da ex-aluna do PPG de Artes&Design Cynthia Dias, conquistou o primeiro lugar do Concurso de Tese e Dissertao do SBGames 2021, na categoria Doutorado. No Festival de Artes do Simpsio, o professor do DAD Werther Azevedo foi vencedor na categoria Melhor Trilha Sonora Original, com trilha elaborada para o jogo Super Mombo Quest (http://supermomboquest.com/website/). O SBGames o maior evento acadmico da rea de jogos no Brasil e este ano completou 20 anos.

Orientada pela professora Jackeline Farbiarz, Design como favorecedor... aborda a criao e adaptao de jogos analgicos por alunos e professores como estratgia de construo de espaos colaborativos e dialgicos de ensino-aprendizagem mediada pelo Design.

Segundo a autora, em especial na Educao Bsica, a criao de jogos apresenta desafios muito maiores do que a aquisio de competncias tcnicas, de raciocnio lgico e de resoluo de problemas pelos alunos, que ocorre, predominantemente, em plataformas digitais e em aulas de informtica, ou ainda em cursos cuja finalidade ensinar a criar jogos.

Neste sentido, a tese parte da predio de que a criao ou adaptao de jogos analgicos na escola, fundamentadas em competncias do Design, podem favorecer a construo de espaos colaborativos e dialgicos de ensino-aprendizagem a partir dos processos de refletir sobre um tema, metaforizar relaes e concretizar um sistema de regras coerente. “Entende-se que isso demanda o exerccio do Design como o pensamento sistmico e crtico, a ao reflexiva, o planejamento e a organizao do trabalho coletivo, promovendo um contexto horizontalizado de coautoria e construo compartilhada de sentidos entre professores e alunos”, explica Dias.

Para atingir o objetivo, a pesquisa baseou-se em reviso bibliogrfica, anlise de artigos e de jogos analgicos; mapeamento de experincias de professores que desenvolveram atividades de adaptao e/ou criao de jogos analgicos com estudantes; e mapeamento dos posicionamentos de professores e alunos participantes de proposta de criao de jogos em uma escola de Ensino Mdio Tcnico. De acordo com a ex-aluna, ao final do trabalho, constatou-se a necessidade de se assumir uma atitude dialgica quando da realizao dessas experincias.

A trilha sonora vencedora, por sua vez, integra o jogo Super Mombo Quest, que comeou a ser desenvolvido em 2013 como projeto final da habilitao em Mdia Digital dos ex-alunos Pedro Savino, Emannuel Galvo e Leonardo Ferreira. A construo do game foi orientada pelo professor Francisco Queiroz. No ano passado, por sinal, Super Mombo Quest foi o vencedor da categoria Mobile no Festival de Jogos do SBGames.

O SBGames 2021 – Simpsio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital ocorreu de 18 a 21 de outubro. A profa. Maria das Graas Chagas uma das fundadoras do evento e est na organizao como Chair da Trilha de Artes&Design.

 




Publicada em: 04/11/2021