Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Rubens Sampaio, da Engenharia Mecânica, é indicado para o Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr., um dos mais importantes da área, outorgado pela ABCM

Seleção de alto nível considerou aspectos quantitativos e qualitativos sobre o impacto das obras e feitos à Ciência nacional

O professor Rubens Sampaio Filho, emérito do Departamento de Engenharia Mecânica, foi indicado, no dia 27 de setembro, para receber o Prêmio Prof. Leonardo Goldstein Jr., Edição 2021.

O prêmio é conferido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) para pesquisadores com grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia e ciências mecânicas no Brasil, em termos de conquistas científicas, formação de recursos humanos, divulgação e popularização da Ciência, e internacionalização da ciência brasileira. Essa foi a segunda edição do prêmio, que é bianual.

De acordo com a comissão julgadora, o alto gabarito dos concorrentes indicados fez necessário ir além da apreciação de quesitos quantitativos, apreciando também o impacto das obras também de forma qualitativa, em perspectiva ampla. Com base nesta premissa, “o amplo e duradouro legado em prol da Ciência brasileira, marcado por notável atuação na formação de recursos humanos, em especial, de pesquisadores que constituem lideranças científicas, além da formação de escolas de pensamento em áreas diversificadas da Matemática Aplicada e das Ciências Mecânicas no Brasil”, levou à indicação do professor Rubens Sampaio.

O prêmio será entregue durante a realização do COBEM 2021, no período de 22 a 26 de novembro de 2021.

Sobre o professor Rubens Sampaio Filho (Lattes):
Rubens Sampaio Filho é bolsista 1ª do CNPq. Graduado em Quimica pela Universidade Federal de Sergipe (1968), mestrado em Matemática - Carnegie Mellon University (1972), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e doutorado em Matematica - Carnegie Mellon University (1975). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Mecânica e Matemática Aplicada com ênfase em Dinâmica e Modelagem estocástica, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, estruturas flexíveis, modelagem, computação cientifica, quantificação de incertezas, estocástica.



Publicada em: 01/10/2021