Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Dissertação do Mestrado Profissional em Logística, da Engenharia Industrial é a quarta vencedora consecutiva do Prêmio ABEPRO

Trabalho desenvolveu metodologias para soluções de roteamento marítimo com estoques e permite aplicações em casos reais

A dissertação Matheuristics for Multi-Product Maritime Inventory Routing Problems, de autoria da aluna Nathalie Sanghikian, do Mestrado Profissional em Logística do Departamento de Engenharia Industrial, foi vencedora do Prêmio ABEPRO 2021. “É o quarto ano consecutivo em que o DEI ganha todos os prêmios de melhor dissertação da principal associação de engenharia de produção do país”, comemora o professor Márcio Thomé, coordenador do mestrado.

No trabalho, orientado pelo professor Rafael Martinelli Pinto, foram apresentadas diferentes metodologias para resolver variantes do problema de roteamento marítimo com estoques. Segundo a autora, no cenário atual da economia mundial, é essencial aumentar a integração entre os diferentes atores da cadeia de suprimentos das empresas, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência; o roteamento de navios é parte imprescindível dessa integração no comércio marítimo global e objeto de estudo de muitos autores.

O problema abordado envolveu um grande número de variáveis e é computacionalmente complexo de ser resolvido. A principal motivação foi resolver um caso real de roteamento de navios de uma grande empresa do setor de Óleo & Gás, obtendo soluções de alta qualidade em tempos computacionais plausíveis e melhorando os resultados atuais da empresa.

De acordo com Sanghikian, todas as metodologias desenvolvidas foram baseadas na combinação de uma meta-heurística com um modelo matemático de programação linear. Uma das principais diferenças entre as metodologias ficou por conta do modelo matemático para resolver o problema de estoque, em que foram testadas abordagens de tempo discreto e tempo contínuo.As outras diferenças disseram respeito ao número de produtos avaliados (único ou múltiplos produtos) e à meta-heurística usada (heurística de busca local com um fator de probabilidade de Simulated Annealing ou Hybrid Variable Neighborhood Search).

Para a metodologia que utiliza um modelo de tempo discreto, os resultados foram satisfatórios, com violações baixas e pontuais do estoque em um tempo computacional aceitável. Para a metodologia que utiliza um modelo de tempo contínuo, os resultados foram ainda melhores, uma vez que, em reduzido tempo computacional, as violações de estoque permaneceram baixas ou inexistentes, dependendo do cenário avaliado e da meta-heurística utilizada.

Segundo o orientador, os resultados obtidos na pesquisa são notáveis e estão prontos para a aplicação em casos reais.

Sobre a ABEPRO
A ABEPRO é uma instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção brasileira. A associação atua há mais de 30 anos assumindo as funções: de esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de atuação, ser interlocutor junto às instituições governamentais relacionadas à organização e avaliação de cursos (MEC e INEP) e de fomento (CAPES, CNPq , FINEP e órgãos de apoio à pesquisa estaduais), assim como em organizações privadas, junto ao CREA, CONFEA, SBPC, ABENGE e outras organizações não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a extensão da engenharia.




Publicada em: 14/09/2021