Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Tese da Engenharia Industrial recebe menção especial no EPPGEP2021

Objetivo foi propor metodologia inovadora de avaliação econômica de desastres baseada nas informações coletadas em mídias sociais

A tese Avaliação econômica de desastres: Uma metodologia baseada em mídias sociais, do ex-aluno de doutorado em Engenharia de Produção Daniel Eckhardt, recebeu menção especial no Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção - EPPGEP2021, realizado entre os dias 18 e 20 de agosto.

De acordo com o autor, o objetivo principal da tese foi propor uma metodologia de avaliação econômica de desastres baseada nas informações coletadas através das mídias sociais.

Sob a orientação da professora Adriana Leiras, a pesquisa considera que as mídias sociais, por serem uma fonte de dados com informações públicas disponíveis em tempo real e com baixo custo de coleta, tornam-se fontes de dados importantes na avaliação de custos econômicos de desastres, sejam de pequenas ou grandes proporções, de início súbito ou lento, bem como no gerenciamento de seus respectivos custos (diretos, indiretos, interrupção de serviços, intangíveis).


Daniel Eckhardt e o certificado da ANPEPRO - Foto: arquivo pessoal

Para atingir o objetivo, revisões sistemáticas da literatura (RSL) foram realizadas para compreender o estado da arte das metodologias de avaliação existentes e analisar como as mídias sociais podem ser utilizadas para suportar a avaliação econômica de desastres.

Os resultados das RSL forneceram uma taxonomia, um framework e uma agenda de pesquisa que serviram de base para criação de uma inédita metodologia de avaliação de custos econômicos de desastres, denominada AVECODE. Composta por três fases (pré-evento, desastre, pós-evento) e duas áreas transversais (coordenação e tecnologia), a AVECODE foi aplicada em um estudo de caso ocorrido no Rio de Janeiro em 2019, através do desenvolvimento de um protótipo e de dados coletados do Twitter. Os resultados desta aplicação foram, então, comparados e analisados com a avaliação realizada pelo governo local.

Segundo a orientadora, a AVECODE mostrou-se uma importante ferramenta para concepção e implementação de políticas públicas, onde os resultados obtidos permitem a rastreabilidade das informações coletadas, a identificação de custos não contabilizados e averiguações nos quantitativos e custos gerados pelo governo local. Finalmente, a aplicação da metodologia em um estudo de caso permitiu ratificar a correlação da metodologia proposta com a prática.

Sobre o EPPGEP
EPPGEP é o Encontro Científico da ANPEPRO, que tem como objetivos: Foco em Pesquisa; Criação de um ambiente de aconselhamento aos alunos de Pós-Graduação; e, Reconhecimento dos alunos de Pós-Graduação em Engenharia de Produção com melhores resultados.




Publicada em: 14/09/2021