Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
iiLer e Cátedra Unesco divulgam resultado do Selo Cátedra 10

Mais de 400 obras foram enviadas para avaliação por editoras tradicionais e recém-inauguradas – Coleção Clássicos está a caminho

À esquerda: Gilda Carvalho, diretora do iiLer - Foto: acervo pessoal; ao meio: O Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil em dois momentos: premiação de 2016 e em encontro on-line  - Foto: acervo pessoal; À direita: A Máquina de Retrato, de  Lúcia Hiratsuka, recebeu o selo Hors Concours - Foto: divulgação


O Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer) e a Cátedra UNESCO de Leitura divulgaram, na última semana, o resultado da premiação Selo Cátedra 10 - edição 2020. Destinado a reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens, o Selo Cátedra 10 tem como diferencial o olhar cuidadoso de pesquisadores que, a partir do objeto livro, avaliam a qualidade literária, plástica e editorial da obra, considerados temas e gêneros diversos e diálogo entre a linguagem verbal e a linguagem visual.

Instituído em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, o selo vem conquistando adesão de editoras tradicionais e recém-chegadas ao mercado, mantendo seu compromisso de registrar o melhor da produção em Literatura Infantil e Juvenil no Brasil. Em 2020, o prêmio chegou à marca de 400 livros enviados e analisados.

Os trabalhos são conduzidos pelo GELIJ (Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil), que reúne pesquisadores e especialistas na área. Após a leitura das obras enviadas, o grupo define as que serão premiadas nas categorias Seleção – obras com valor literário, estético e editorial; Distinção – obras de excelência, considerados os mesmos critérios; e, Hors Concours – categoria que considera tanto o livro publicado quanto a importância da obra de seu autor.

– Em um ano desafiador, é significativo termos recebido mais de 400 obras enviadas tanto por grandes e tradicionais editoras, como por aquelas independentes ou recém-chegadas ao mercado. Esta colaboração nos permite seguir em frente com o compromisso de registrar o melhor da produção em Literatura Infantil e Juvenil no Brasil – comemora Gilda Carvalho, diretora do iiLer.

Na edição 2020, 44 títulos receberam o selo Seleção, 13 mereceram o selo Distinção. O selo Hors Concours foi concedido ao livro A Máquina de Retrato, de Lúcia Hiratsuka, da Editora Moderna.

De acordo com a diretora, a partir desta edição, está sendo lançada a coleção Clássicos Cátedra, em função do crescente número de textos clássicos em novas edições e traduções. “Ainda estão em análise livros informativos que farão parte do Acervo de Informativos de Qualidade Cátedra, a ser lançado em breve”.

Os vencedores do Selo Cátedra 10, edição 2020, podem ser conhecidos em https://iiler.puc-rio.br/portal/index.php/premiados-selo-catedra


Sobre o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil

É composto por pesquisadores e especialistas na área da Literatura Infantil e Juvenil e tem como marca a diversidade de áreas de trabalho de seus participantes. São professores, pesquisadores em literatura, contadores de histórias, ilustradores e bibliotecários garantindo a diversidade de olhares sobre as obras analisadas.Todo o trabalho é voluntário. A coordenação do grupo é de Denise Ramalho, doutora em Literatura pela PUC-Rio.




Publicada em: 06/04/2021