Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Rankings

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Pesquisa em Ciência da Computação, da Informática, figura entre as melhores do Brasil, segundo o Guide2Research

Produção acadêmica é destaque na sexta edição do ranking


O programa de Ciência da Computação destacou-se entre os primeiros lugares do País, segundo o Guide2Research. Na sexta edição do ranking, foram avaliadas 600 universidades, incluindo dez brasileiras, e a análise foi feita com base nos índices H (H-Index) – métrica do total de artigos com alto número de citações – na Bibliografia Digital e no Projeto de Biblioteca (DBLP), banco de dados sobre a área de Informática.

Markus Endler Markus Endler, diretor da Informática, destaca excelente blend de pesquisa teórica e aplicada de altíssima qualidade - Foto: arquivo pessoal

– Estar entre os melhores programas do Guide2Research confirma o compromisso do Departamento de Informática e de seus professores com pesquisa, inovação e formação de profissionais no mais alto padrão de excelência. Com um corpo docente alinhado às mais recentes tecnologias nas áreas de Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e Teoria da Computação, o impacto e o reconhecimento nacional e internacional das pesquisas realizadas pelo DI se refletem no valor dado aos nossos alunos, muitos deles empregados nas maiores empresas no Brasil e do mundo, como Microsoft, IBM, Amazon, Uber, Vtex, Google etc., observa Markus Endler, diretor da Informática.

Para o coordenador de pós-graduação da Informática, Marcos Kalinowski, dois grandes diferenciais podem ser destacados: o caráter inovador da produção intelectual e a ampla internacionalização:

Markus Endler O coordenador de pós-graduação, Marcos Kalinowski, durante reunião de grupo de pesquisa do Departamento de Informática - Foto: arquivo pessoal

– Em relação ao caráter inovador, nossos professores e alunos atuam na vanguarda científica de temas de pesquisa em evidência no contexto internacional, como aprendizado de máquina, ciência de dados, engenharia de software para sistemas contemporâneos e internet das coisas, entre outros. Como consequência deste alinhamento, é possível observar a ampliação contínua do impacto da pesquisa produzida aqui. No que diz respeito à internacionalização, nossos professores não têm apenas destaque nacional em suas áreas de pesquisa, mas também internacional. Publicam nos melhores veículos científicos (periódicos e conferências) do mundo e atuam nos comitês diretivos e de programa destes veículos. Como consequência, a Informática da PUC-Rio tem sido percebida internacionalmente cada vez mais como um centro de excelência. É claro que figurar entre os melhores em pesquisa na área de computação do país é um resultado positivo, mas não é nada diferente do esperado para um departamento que, em 1967, já criava a primeira pós-graduação stricto sensu da área no Brasil, e que, desde então, vem seguindo a cultura de atuação na vanguarda, instalada por seus pioneiros, e atuando fortemente no seu contínuo aperfeiçoamento.

O Guide2Research oferece à comunidade acadêmica mais visibilidade e exposição às contribuições daqueles que estão na vanguarda da Ciência da Computação, como é o caso da Informática da PUC-Rio, pioneira na área de computação no País e primeira a receber nota 7 (máxima) da CAPES, em 2003, preservada desde então.




Publicada em: 25/06/2020