Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Graduação: diretrizes para a retomada das atividades acadêmicas em formato online

Mensagem da Coordenação Central de Graduação


Rio de Janeiro, 21 de março de 2020

 

Prezados alunos da PUC-Rio,

 

Durante esta última semana, professores, coordenadores e corpo técnico-administrativo trabalharam de forma intensa para adaptar mais de 3.000 turmas para o formato online, de forma a permitir a retomada das atividades acadêmicas a partir desta 2ª feira, 23 de março de 2020, conforme autorizado pela Portaria 343 do MEC, de 17 de março de 2020. 

 

Seguem abaixo algumas informações iniciais importantes para este primeiro ciclo de retomada. 

1.    Controle de frequência. O sistema de controle de faltas do sistema SAU, do PUC Online, foi desativado temporariamente. O controle de atividades acadêmicas será feito pelos professores dentro dos ambientes virtuais de aprendizado.

2.    Avaliações. As provas que já estavam marcadas (G1, G2, etc ) serão reagendadas após a definição do calendário acadêmico, observadas as orientações do Ministério da Educação.

3.    Estágios curriculares e laboratórios. As atividades que não podem ser transpostas para o formato online serão cumpridas após o retorno das atividades presenciais. Os professores e coordenadores orientarão os alunos com relação a essas disciplinas.

4.    Prazos das rotinas acadêmico-administrativas. As datas serão adaptadas para refletir o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.

 

Neste momento, para que possamos manter a comunicação, é essencial que os e-mails cadastrados no SAU estejam atualizados e que as mensagens enviadas do endereço autosau@puc-rio.br sejam recebidas como correio prioritário. 

 

Sabemos que essa transição das aulas presenciais para as aulas online trará muitos desafios para professores e alunos, mas permitirá a continuidade do semestre letivo de 2020.1 enquanto perdurarem as restrições para atividades presenciais de ensino na cidade do Rio de Janeiro. As primeiras semanas serão de aprendizado mútuo e de adaptação ao uso das plataformas de comunicação e de ensino. 

 

Além do nosso sistema SAU, do PUC Online, também será usado o sistema Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA), já implantado na Universidade. Tanto o SAU quanto o AVA possuem formato mobile. A plataforma Zoom, para aulas ao vivo e gravadas, também funciona no formato mobile, tanto para Android quanto para iOS. Qualquer dificuldade de acesso às referidas plataformas, por qualquer motivo, deverá ser comunicada aos professores, para que estes possam trazer soluções e fazer as adaptações necessárias à situação de cada aluna ou aluno. Os coordenadores estarão atentos às questões de disponibilidade de internet por parte dos alunos, para que todos possam ter acesso aos materiais didáticos e atividades programadas para este período em que estivermos afastados do Campus Gávea. 

 

A Rede de Apoio ao Estudante/RAE e a CCEAD estão mobilizadas para dar o apoio necessário a todos os alunos. No início desta próxima semana anunciaremos oficinas de treinamento para alunos, rodas de conversa sobre como estudar online, e outras atividades de apoio acadêmico. Além destas comunicações gerais, vocês também receberão orientações dos seus coordenadores de curso e dos professores. 

 

Seguem abaixo informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços acadêmicos de apoio aos alunos.

     Biblioteca. Os serviços virtuais da DBD estão funcionando normalmente. A DBD não fará atendimento presencial enquanto durar o recesso. Empréstimos de livros serão prorrogados e não haverá cobrança de multa durante esse período. Para atendimentos e informações, utilize o e-mail bcentral@dbd.puc-rio.br

     DAR. A DAR continuará a atender presencialmente apenas para entrega de documentos, às terças-feiras e às quintas-feiras, das 12 às 16 horas. Em breve, entrará em operação o envio remoto de documentos. Solicitações devem ser feitas pelo sistema de requerimentos acadêmicos do PUC Online ou pelo e-mail dar@puc-rio.br.

     Ambientes Online (PUC Online e Moodle). Os suportes do SAU e da CCEAD estão funcionando normalmente. O SAU e o Moodle poderão não estar disponíveis entre 4:00 e 6:00h, em função de rotinas operacionais de manutenção e backup.

     Acesso ao Moodle: alunos devem usar mesmo login e senha do SAU, do PUC Online.

     Plataforma Zoom (vídeo-aulas): não é necessário ter e-mail de aluno da PUC-Rio para participar de qualquer aula agendada pelo professor.

     Outros Ambientes Online (Maxwell, G Suite for Education e outros). Procure se informar com os responsáveis pelos sistemas.

     Central de atendimento do RDC. Para questões relativas a contas de e-mail de aluno da PUC-Rio entre em contato pelo e-mail cat@puc-rio.br.

     Rede de Apoio ao Estudante/RAE. Os atendimentos presenciais foram suspensos. Os serviços dos diferentes núcleos (inclusive NAIPd) foram virtualizados e continuarão disponíveis em  http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/rae/

Outras informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços de apoio administrativo e acadêmicos serão colocadas na página Web da PUC-Rio e nas redes sociais oficiais da PUC-Rio. 

 

Todas essas medidas exigem enorme esforço por parte de todos nós: alunos, professores e funcionários da PUC-Rio. Nossos esforços vão na direção de superar as atuais dificuldades, preservando os valores e a cultura da Universidade, com responsabilidade e solidariedade. 

 

Por isso, vamos praticar o isolamento solidário e não solitário. 

 

Pedimos que se mantenham em segurança e que sigam as recomendações das autoridades de saúde. 

 

Estamos atentos e preocupados com o bem-estar de nossos alunos e alunas e torcemos para que este seja um período curto e passageiro.

 

 

Cordialmente,

Coordenação Central de Graduação

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

 


Veja também:

NOTAS E COMUNICADOS
Informações divulgadas pela Reitoria e Vice-reitorias e publicadas no site da Universidade, devido ao contexto atual da pandemia de Covid-19




Publicada em: 22/03/2020