Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prmios e Destaques Acadmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Dissertao de Mestrado Profissional em Engenharia de Produo premiada pela Associao Brasileira de Engenharia de Produo (ABEPRO)

Proposta foi criar facilitador para o mercado de transporte martimo de petrleo e derivados que propiciasse mais segurana nas negociaes relacionadas ao frete de navios

Bertoloto recebe o prmio da Associao Brasileira de Engenharia de Produo - Arquivo pessoal


O estudo Previso de fretes de navios petroleiros no mercado spot, de autoria do ex-aluno do Mestrado Profissional em Engenharia de Produo (Logstica) Rodrigo Ferreira Bertoloto, foi o primeiro colocado na modalidade Dissertao de Mestrado Profissional e um dos vencedores do Prmio da Associao Brasileira de Engenharia de Produo – ABEPRO 2019. A premiao foi realizada durante o 39º Encontro Nacional de Engenharia de Produo (ENEGEP 2019), de 15 a 18 de outubro, em Santos, So Paulo.

Sob a orientao do professor Fernando Cyrino, do Departamento de Engenharia Industrial, o trabalho busca facilitar as negociaes do transporte martimo de petrleo e derivados, com a previso dos custos do frete, possibilitando a criao de cenrios pela anlise dos possveis valores futuros dos fretes em diversas condies.

– O transporte martimo de petrleo e derivados componente fundamental da cadeia de suprimento da indstria do petrleo, integrando fornecedores e clientes localizados em regies geogrficas distintas. Neste contexto, os valores de fretes praticados tm grande impacto no comrcio internacional destes bens, explica o autor.

De acordo com Cyrino, os objetivos da pesquisa foram verificar o desempenho de modelos de Regresso Dinmica em previses de frete martimo de curto prazo do mercado spot, em uma rota de exportao de petrleo do oeste da frica para a China, bem como comparar a capacidade preditiva do modelo com mtodos tradicionais, vastamente discutidos na literatura, como Amortecimento Exponencial e modelos ARIMA.

– Buscou-se ainda projetar cenrios para avaliar como as variveis explicativas presentes no modelo de Regresso Dinmica afetam o frete martimo. O produto desenvolvido na dissertao mostrou a viabilidade de os modelos univariados e causais serem utilizados como ferramenta de previso da taxa frete de navios petroleiros, observou o orientador.

Como forma de validao, os resultados foram comparados aos obtidos com a metodologia vigente em uma grande empresa de petrleo no Brasil. O modelo de regresso dinmica apresentou resultados satisfatrios e desempenho superior ao obtido atravs da metodologia da empresa de petrleo.

Bertoloto reitera que a proposta foi criar um facilitador para o mercado, que propiciasse mais segurana nas negociaes para as empresas que fretam navios para transportar os seus produtos.

Segundo ele, para os agentes do setor, o melhor entendimento das relaes comerciais tambm oferece vantagem competitiva, j que a volatilidade dos mercados de contratao de transporte de petroleiros considervel. Dessa forma, a possibilidade de antecipao a tendncias de extremo interesse dos agentes, uma vez que agrega valor ao processo de tomada de deciso.

– O benefcio para o mercado a possibilidade da previso da taxa frete de navios petroleiros, contribuindo com a dinmica das transaes comerciais. O estudo atende ao mercado spot, referente contratao de frete para uma viagem isolada, para uma movimentao especfica de um ponto a outro. Para mim, o prmio representa o sucesso da tentativa de conciliar o desenvolvimento da dissertao com um tema de interesse de empresas de petrleo. Agradeo aos colegas de trabalho que contriburam com as anlises desse estudo e aprovaram os resultados, culminando com o reconhecimento da academia que veio com o prmio ABEPRO 2019.




Publicada em: 18/10/2019