Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Dissertação de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção é premiada pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)

Proposta foi criar facilitador para o mercado de transporte marítimo de petróleo e derivados que propiciasse mais segurança nas negociações relacionadas ao frete de navios

Bertoloto recebe o prêmio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - Arquivo pessoal


O estudo Previsão de fretes de navios petroleiros no mercado spot, de autoria do ex-aluno do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (Logística) Rodrigo Ferreira Bertoloto, foi o primeiro colocado na modalidade Dissertação de Mestrado Profissional e um dos vencedores do Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO 2019. A premiação foi realizada durante o 39º Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2019), de 15 a 18 de outubro, em Santos, São Paulo.

Sob a orientação do professor Fernando Cyrino, do Departamento de Engenharia Industrial, o trabalho busca facilitar as negociações do transporte marítimo de petróleo e derivados, com a previsão dos custos do frete, possibilitando a criação de cenários pela análise dos possíveis valores futuros dos fretes em diversas condições.

– O transporte marítimo de petróleo e derivados é componente fundamental da cadeia de suprimento da indústria do petróleo, integrando fornecedores e clientes localizados em regiões geográficas distintas. Neste contexto, os valores de fretes praticados têm grande impacto no comércio internacional destes bens, explica o autor.

De acordo com Cyrino, os objetivos da pesquisa foram verificar o desempenho de modelos de Regressão Dinâmica em previsões de frete marítimo de curto prazo do mercado spot, em uma rota de exportação de petróleo do oeste da África para a China, bem como comparar a capacidade preditiva do modelo com métodos tradicionais, vastamente discutidos na literatura, como Amortecimento Exponencial e modelos ARIMA.

– Buscou-se ainda projetar cenários para avaliar como as variáveis explicativas presentes no modelo de Regressão Dinâmica afetam o frete marítimo. O produto desenvolvido na dissertação mostrou a viabilidade de os modelos univariados e causais serem utilizados como ferramenta de previsão da taxa frete de navios petroleiros, observou o orientador.

Como forma de validação, os resultados foram comparados aos obtidos com a metodologia vigente em uma grande empresa de petróleo no Brasil. O modelo de regressão dinâmica apresentou resultados satisfatórios e desempenho superior ao obtido através da metodologia da empresa de petróleo.

Bertoloto reitera que a proposta foi criar um facilitador para o mercado, que propiciasse mais segurança nas negociações para as empresas que fretam navios para transportar os seus produtos.

Segundo ele, para os agentes do setor, o melhor entendimento das relações comerciais também oferece vantagem competitiva, já que a volatilidade dos mercados de contratação de transporte de petroleiros é considerável. Dessa forma, a possibilidade de antecipação a tendências é de extremo interesse dos agentes, uma vez que agrega valor ao processo de tomada de decisão.

– O benefício para o mercado é a possibilidade da previsão da taxa frete de navios petroleiros, contribuindo com a dinâmica das transações comerciais. O estudo atende ao mercado spot, referente à contratação de frete para uma viagem isolada, para uma movimentação específica de um ponto a outro. Para mim, o prêmio representa o sucesso da tentativa de conciliar o desenvolvimento da dissertação com um tema de interesse de empresas de petróleo. Agradeço aos colegas de trabalho que contribuíram com as análises desse estudo e aprovaram os resultados, culminando com o reconhecimento da academia que veio com o prêmio ABEPRO 2019.




Publicada em: 18/10/2019