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Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Canal direto com a Escola Básica

Em seis Jornadas Pedagógicas, mil participantes já se reuniram para discutir desafios e perspectivas para a educação, a sala de aula e a formação do professor

A coordenadora de licenciaturas da PUC-Rio, Maria Rita Passeri Salomão, abre o encontro ao lado da diretora geral do Colégio Teresiano, Glória Fátima do Nascimento - Foto: divulgação


Há aproximadamente oito anos, PUC-Rio e Colégio Teresiano realizavam a primeira Jornada Pedagógica: As licenciaturas dialogando com a Escola Básica. Uma jornada desafiadora, mas gratificante, que resultou em convênios, projetos e no constante aprimoramento dos programas de formação de professores. A cada ano, cresce o número de participantes, que atingiu a marca de mil na última edição. Estágios curriculares, formação do professor, diretrizes curriculares, desafios da sala de aula foram alguns dos temas debatidos em anos anteriores.

Com a sexta jornada, encontro chega a marca de mil participantes - Foto: divulgação

No dia 20 de setembro, a Jornada Pedagógica chegou a sua sexta edição abordando o Direito à educação: trajetórias e desafios. O encontro envolveu aos professores e alunos das diversas licenciaturas, estagiários de Prática de Ensino, estagiários do PIBID/PUC-Rio, residentes e membros de unidades escolares parceiras.

Na cerimônia de abertura – que contou com a participação da diretora geral do Teresiano, professora Glória Fátima do Nascimento – a professora Maria Rita Passeri Salomão, coordenadora de licenciaturas da PUC-Rio, relembrou a primeira jornada, cujo objetivo era tratar dos estágios curriculares obrigatórios das diversas licenciaturas. “Também sentíamos que era o momento de consolidar a parceria Universidade, escola e secretarias de educação.  A Lei 11.788/2008, recém-publicada à época, passava a exigir a celebração de convênios para a realização dos estágios curriculares obrigatórios, observa, lembrando que um longo caminho foi percorrido na preparação dos convênios:

– Hoje temos convênios com a SME/SEEDUC/Colégio de Aplicação da PUC-Rio, instituições federais de ensino, Instituto Superior de Educação Pró Saber e mais de 30 unidades escolares privadas. Constituímos uma rede de interfaces e trocas, onde nossos alunos podem vivenciar o cotidiano das unidades escolares possibilitando estreitar as relações entre a Universidade e a escola, criando canais de comunicação eficientes e minimizando a distância entre a teoria e a prática, bem como proporcionando melhor articulação entre o conteúdo específico das licenciaturas e a formação do professor, através do conhecimento da realidade e das demandas da escola.

Para a coordenadora, as Secretarias Municipal e Estadual de Educação constituem grandes parceiras da Universidade ao abrir suas unidades escolares não apenas para os alunos em estágios curriculares obrigatórios, mas, sobretudo, para os programas PIBID e Residência Pedagógica, financiados pela CAPES.

Alunos e alunas de Licenciatura em Letras e Pedagogia, e funcionários da Vice-Reitoria Acadêmica atuando como monitores no evento - Foto: divulgação

Entre os desafios, Maria Rita assinalou a Resolução nº02/2015/CNE, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda gera uma série de dúvidas. “ A resolução tem sido objeto de estudo nas nossas licenciaturas, buscando adaptar os projetos pedagógicos de curso ao seu conteúdo e à carga horária proposta. Seu prazo para implementação já foi adiado por três vezes e, atualmente, o parecer retornou ao Conselho Nacional de Educação e encontra-se em nova discussão”.

Sexta jornada – A VI Jornada Pedagógica: As licenciaturas dialogando com a Escola Básica foi estruturada em duas mesas: a primeira, coordenada pela professora Rejan Guedes-Bruni, diretora do Departamento de Ciências Biológica, referiu-se ao tema central contemplando aspectos sociais, históricos e as novas políticas educacionais. Participaram do painel os professores Marcelo Burgos, do Departamento de Ciências Sociais, Patrícia Coelho, do Departamento de Educação, e Edgar Lyra Neto, do Departamento de Filosofia.

O professor Marcelo Burgos  abriu o painel apresentando a educação no centro dos conflitos políticos e ideológicos brasileiros.

– De um lado, pode-se afirmar que ela nunca foi tão reconhecida pelas famílias e estudantes de classes populares como central às suas vidas, mas, de outro lado, nunca foi tão centralmente atacada, por diferentes grupos do movimento Escola Sem Partido e por grupos associados a bancadas religiosas, identificadas com pautas moralistas, alertou.

A exposição abordou essas questões, procurando mostrar como a construção do direito à educação no país é um processo complexo, tanto no que se refere aos múltiplos desafios da administração e da gestão pública, quanto no que se refere aos embates políticos, em um país no qual a escolarização das classes populares tende a fazer real diferença no seu acesso ao direito a ter direitos.

Com base em estudos sobre arquitetura escolar e cultura material, a professora Patricia Coelho discorreu sobre análises das concepções de educação presentes em três fases distintas do processo de expansão escolar no município do Rio de Janeiro, entre os anos 1931 e 1994: a administração de Pedro Ernesto (1931,1935), o governo de Carlos Lacerda (1961-1965) e a gestão de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994).

O professor Edgar Lyra fechou o primeiro painel com um resgate cronológico das novas políticas públicas de educação, retroagindo ao PNE (Plano Nacional de Educação), de 2014, e seguindo pelos governos Dilma e Temer, com a elaboração da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Reforma do Ensino Médio (Lei 14415/2017).

O primeiro painel contemplou aspectos históricos, sociais e as novas políticas educacionais; a partir da esquerda: Rejan Guedes-Bruni, Marcelo Burgos, Edgar Lyra e Patricia Coelho - Foto: divulgação

– O ponto de chegada foi a identificação e a reflexão sobre as ações do Ministério da Educação do governo Bolsonaro. E agora? – é a pergunta que encerrou a apresentação como convite a pensar, com conhecimento de causa, sobre nosso futuro educacional imediato, pontuou.

A segunda mesa, coordenada pela Professora Maria Cristina Góes, do Departamento de Letras, apresentou o programa de Residência Pedagógica, da CAPES, como fator inovador na formação do professor, relatando ainda a experiência  que vem sendo desenvolvida no Colégio Teresiano. Participaram do painel os professores Diogo Pinheiro dos Reis Andrade, da EM George Pfisterer, Glauce Vieira, do Colégio Teresiano, a aluna Samyres Amaral Freitas, da Licenciatura em Letras da PUC-Rio, e o aluno Matheus Silva, da Licenciatura em Física da UFRJ.

Segundo  Maria Cristina, o painel apresentou os impactos dos programas – de Residência Pedagógica da PUC-Rio/CAPES e de Residência Docente do Colégio Teresiano – nas escolas e na formação inicial e continuada do professor, trazendo o ponto de vista de dois professores e de dois licenciandos participantes de cada programa.

– Tendo em vista o tema da sexta jornada, não se poderia deixar de pensar em que consistiria uma educação de qualidade, em como seria possível obtê-la e qual o papel do professor diante das demandas impostas pela contemporaneidade e pelas características próprias do nosso país”.

Foi a partir desse questionamento que o evento propôs um painel sobre formação de professores, mais especificamente, sobre o conceito de residência pedagógica. Nosso painel apresentou dois programas de estágio voltados essencialmente para a prática pedagógica: o primeiro, subvencionado pela Capes (Edital nº 6/2018), concede equivalência ao estágio supervisionado obrigatório dos cursos de Licenciatura; já o segundo pode ser vivenciado pelos licenciandos como estágio não-curricular, como uma experiência a mais.

O segundo painel apresentou os impactos dos programas de Residência Pedagógica/CAPES na PUC-Rio e de Residência Docente do Colégio Teresiano; à direita, Maria Cristina Góes, coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica/CAPES - Foto: divulgação



Publicada em: 02/10/2019