Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prmios e Destaques Acadmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Ruth Mello, da Administrao, recebe Prmio ODS Pacto Global, da ONU

Reconhecimento fruto de atuao na disciplina Planejamento de Empreendimentos Sociais, que utiliza metodologias inovadoras de ensino reproduzidas na prtica em apoio a iniciativas sociais.

Ruth Mello, da Administrao, recebeu o Prmio ODS Pacto Global, durante cerimnia na Casa Natura, em So Paulo - Foto: arquivo pessoal


A professora Ruth Espinola Soriano de Mello, do Departamento de Administrao, recebeu o prmio Prmio ODS Pacto Global, da ONU, no ltimo dia 16, em So Paulo. Ela foi a primeira colocada, em nvel nacional, do Captulo Brasil do Pacto Global da ONU para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentvel), na categoria Academia/Eixo Pessoas.

Ruth responsvel pela disciplina Planejamento de Empreendimentos Sociais, que aplicada ao longo de um semestre e utiliza metodologias ativas e ferramentas inovadoras de ensino (brainstorm, rvore de problemas, design thinking, mapa de empatia, canvas e storytelling), reproduzidas na prtica pelos alunos em quatro iniciativas sociais de diferentes perfis e tempos de maturidade.

De acordo com a professora, a dinmica do curso contempla um check point para a atualizao do andamento dos projetos, seguido por orientaes para a melhora do trabalho e apoio na soluo de dvidas. Um grupo no Facebook foi criado para que os alunos pudessem aprofundar informaes sobre o Terceiro Setor e contextualizar as aes conduzidas. A partir deste conhecimento gerado, os estudantes atuaram como consultores das organizaes sociais, sempre com o apoio docente.

– O prmio ODS da ONU, que reconhece prticas de ensino que contribuam para o alcance desses objetivos, contou com mais de 800 postulantes em todo o Brasil. Entendo que ele representa a PUC-Rio como universidade com ethos comunitrio e antenada com as boas prticas ativas de ensino na formao de jovens nas competncias demandadas para os desafios de nosso Milnio, sublinha Ruth.

O artigo Students4Change Program´s Teaching Experience: Report From abordou a metodologia utilizada na disciplina e foi apresentado, h um ms, em Bogot, na Colmbia, por Ruth junto com a doutoranda do IAG, Mariana Brunelli.

– Mariana me auxiliou na concepo e desenvolvimento da disciplina em 2018.2, que vem sendo replicada em 2019 com proposta ainda mais robusta. A ideia de mudar a proposta da disciplina desde 2018.2 foi inspirada em um programa da Unio Europeia, Erasmus+ Students for Change, que coordeno desde 2016 em parceria com a professora Magda Pischetola, do Departamento de Educao e a professora Angela Paiva, da CCCI.




Publicada em: 27/05/2019