Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Ruth Mello, da Administração, recebe Prêmio ODS Pacto Global, da ONU

Reconhecimento é fruto de atuação na disciplina Planejamento de Empreendimentos Sociais, que utiliza metodologias inovadoras de ensino reproduzidas na prática em apoio a iniciativas sociais.

Ruth Mello, da Administração, recebeu o Prêmio ODS Pacto Global, durante cerimônia na Casa Natura, em São Paulo - Foto: arquivo pessoal


A professora Ruth Espinola Soriano de Mello, do Departamento de Administração, recebeu o prêmio Prêmio ODS Pacto Global, da ONU, no último dia 16, em São Paulo. Ela foi a primeira colocada, em nível nacional, do Capítulo Brasil do Pacto Global da ONU para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), na categoria Academia/Eixo Pessoas.

Ruth é responsável pela disciplina Planejamento de Empreendimentos Sociais, que é aplicada ao longo de um semestre e utiliza metodologias ativas e ferramentas inovadoras de ensino (brainstorm, árvore de problemas, design thinking, mapa de empatia, canvas e storytelling), reproduzidas na prática pelos alunos em quatro iniciativas sociais de diferentes perfis e tempos de maturidade.

De acordo com a professora, a dinâmica do curso contempla um check point para a atualização do andamento dos projetos, seguido por orientações para a melhora do trabalho e apoio na solução de dúvidas. Um grupo no Facebook foi criado para que os alunos pudessem aprofundar informações sobre o Terceiro Setor e contextualizar as ações conduzidas. A partir deste conhecimento gerado, os estudantes atuaram como consultores das organizações sociais, sempre com o apoio docente.

– O prêmio ODS da ONU, que reconhece práticas de ensino que contribuam para o alcance desses objetivos, contou com mais de 800 postulantes em todo o Brasil. Entendo que ele representa a PUC-Rio como universidade com ethos comunitário e antenada com as boas práticas ativas de ensino na formação de jovens nas competências demandadas para os desafios de nosso Milênio, sublinha Ruth.

O artigo Students4Change Program´s Teaching Experience: Report From abordou a metodologia utilizada na disciplina e foi apresentado, há um mês, em Bogotá, na Colômbia, por Ruth junto com a doutoranda do IAG, Mariana Brunelli.

– Mariana me auxiliou na concepção e desenvolvimento da disciplina em 2018.2, que vem sendo replicada em 2019 com proposta ainda mais robusta. A ideia de mudar a proposta da disciplina desde 2018.2 foi inspirada em um programa da União Europeia, Erasmus+ Students for Change, que coordeno desde 2016 em parceria com a professora Magda Pischetola, do Departamento de Educação e a professora Angela Paiva, da CCCI.




Publicada em: 27/05/2019