Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Rede de Apoio ao Docente realiza sua primeira oficina de prticas pedaggicas

Objetivo estimular cada vez mais docentes a adotar aprendizagem ativa em sala de aula

Aula expositiva e atividades em grupo na Oficina de Inovao em Prticas Docentes - fotos: Divulgao CCEAD


A primeira Oficina de Inovao em Prticas Docentes sob a coordenao da Rede de Apoio ao Docente (RAD), realizada no auditrio da Coordenao Central de Educao a Distncia, constituiu um pr-lanamento da RAD, que tambm vai buscar ampliar o suporte lida e s relaes interpessoais com os alunos, em especial os com necessidades especiais.

De acordo com a Coordenadora Central de Graduao, professora Daniela Vargas, que abriu o encontro, a iniciativa da capacitao comeou com os docentes recm-contratados e cresceu, por demanda, para uma formao continuada dos professores que j lecionam, mas que querem ter mais segurana de trabalhar com metodologias ativas e prticas inovadoras.

– No fundo, uma educao colaborativa porque queremos ver as melhores prticas e de que maneira conseguimos nos libertar dos modelos antigos. Acho que essas oficinas visam no s apresentar contedo, mas, numa formao pelos pares, dar segurana de que as prticas realmente funcionam. Neste sentido, os professores so agentes multiplicadores – observou Daniela.

A primeira oficina ficou a cargo de Leila Vilela, do SOU-CTC, ncleo integrante da rede, e abordou as metodologias ativas de aprendizagem, que funcionam como ferramentas voltadas a auxiliar o aluno a pensar criticamente e a participar mais das aulas discutindo, debatendo, solucionando problemas e at mesmo auxiliando os colegas.

– Esse protagonismo tambm poder ser estimulado a partir de diferentes linguagens, a exemplo de recursos de mdia - observou a professora Gilda Campos, coordenadora da CCEAD.

Trs aspectos da formao prtica foram abordados: o ‘aprender ouvindo”, a aula expositiva clssica, modelo inicial de transmisso de conhecimento; o ‘aprender falando’, que prope a argumentao e o dilogo, onde a pesquisa tambm fundamental; e o ‘aprender fazendo’, que trata da aprendizagem experiencial baseada na pesquisa prtica e vale tanto para o professor quanto para o aluno.

– No aprender fazendo, o foco sempre deve estar na interao entre o professor e o aluno e dos alunos entre si. A mediao do professor vai fazer com que os alunos possam se mover do concreto para o abstrato e retornar para o concreto, j com critrios adquiridos como a lgica e a argumentao. Algumas estratgicas, como a aprendizagem cooperativa, podem ser usadas em todas as aulas, o que significa a realizao de uma tarefa por um pequeno grupo - colocou Leila Vilela.

Segundo ela, no se trata de um trabalho em grupo. A aprendizagem cooperativa estimula a gerao de ideias, a reflexo, e trabalha com a capacidade do grupo de se auto-organizar, de distribuir papis, onde o mais importante que o grupo dialogue e chegue a uma concluso de consenso. “A sala de aula invertida, por exemplo, aproveita o tempo de aula presencial, enquanto possibilita ao aluno ser agente de sua prpria aprendizagem e fazer as conexes mentais necessrias para que isso ocorra”.

As estratgias de aprendizagem ativa so distribudas por complexidade e comprometimento do tempo para uso em sala de aula. Durante o workshop, para efeito de demonstrao, Leila utilizou um dos vrios programas que registram e contabilizam as respostas dos alunos em tempo real. “ O professor pode ter feedback imediato do que os alunos esto compreendendo a respeito de algum conceito. A discusso das respostas envolve toda a turma”.

De acordo com coordenadora do SOU-CTC, pequenas estratgias de aprendizagem podem ser utilizadas pelos docentes ao longo de qualquer aula:

– Metodologias ativas mobilizam o aluno em torno de problemas, questes que vo motiv-los a procurar respostas, informaes e isso mobiliza o potencial intelectual, faz com que ele se torne mais participativo e, principalmente, ganhe mais autonomia, o que, no final das contas, o que se espera do profissional do futuro.

Uma dinmica de discusso e persuaso, utilizando o Teste de Conceito, elaborado pelo educador holands Eric Mazur, encerrou as atividades do workshop. A proposta de que o aluno tenha 1 minuto para responder a uma determinada pergunta relacionada ao contedo, a partir da qual o professor ser capaz de avaliar a dificuldade do aluno ou de toda a turma.

Depois de respondida a pergunta, o professor lana o conceito para que os alunos discutam e repensem suas respostas. Em seguida, as repostas so apresentadas para todo o grupo.

Rede de Apoio ao Docente e suas atividades - Na RAD, que veio atender a demandas dos prprios professores, os ncleos participantes da Rede de Apoio ao Estudante (RAE) se somam expertise da Coordenao de Educao a Distncia (CCEAD) para levar formao em metodologias ativas de aprendizagem e suporte aos professores na lida com a diversidade caracterstica do corpo discente. No mbito da RAD, tambm sero realizadas oficinas que visam trabalhar situaes vividas no dia a dia da sala de aula, assim como questes ticas e prticas pedaggicas. A seguir, a programao dos prximos encontros.

Oficinas de prticas pedaggicas no ensino superior:

Objetivos:

  • Ser um espao de reflexo e troca de experincias docentes em sala de aula.
  • Refletir sobre a diversidade do corpo discente da PUC-Rio e sobre a tica na atuao dentro e fora da sala de aula.
  • Avaliar como lidar com tenses na prtica docente na Universidade.
  • Oferecer subsdios para a reflexo sobre diferentes prticas para a sala de aula.

As oficinas esto programadas para as quartas, das 17h s 19h30m, e estruturadas em cinco encontros, a saber:

1º encontro: 15/05 - Prticas motivacionais na sala de aula.
2º encontro: 22/05 - Diversidade, incluso, preconceito e esteretipos.
3º encontro: 29/05 - Sade mental e bem-estar na universidade.
4º encontro: 05/06 - Cognio e aprendizagem.
5º encontro: 12/06 - Relatos de experincias.

Para participar, o docente dever enviar um email para rae@puc-rio.br informando nome, nmero de matrcula, departamento e questes que gostaria de discutir. As inscries podero ser feitas at o dia 10 de maio.




Publicada em: 02/05/2019