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Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prmios e Destaques Acadmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Jovem talento

Pesquisadora da Engenharia Mecnica Roberta Lima recebe Hofer Young Researcher Award, do Comit de Dinmica da ABCM


A professora Roberta Lima cria da PUC. Graduao, mestrado e doutorado no Departamento de Engenharia Mecnica, o ltimo defendido em 2015, em uma cotulela entre a PUC-Rio e a Universit Paris-Est (UPE), sob a orientao dos professores Rubens Sampaio (PUC-Rio) e Christian Soize (UPE). Com apenas 31 anos, j tem uma trajetria de pesquisa reconhecida pela academia, tanto que acaba de receber o Hofer Young Researcher Award, conferido pelo Comit de Dinmica da Associao Brasileira de Engenharia e Cincias Mecnicas (ABCM), durante o congresso DINAME 2019. Trata-se de um prmio para jovens pesquisadores que demonstraram excelente desempenho de pesquisa em reas abrangidas pelo escopo do Comit.

A professora, que j recebeu outros trs premios, tem livro publicado e alunos tambm premiados, trabalha com dois grandes temas: dinmica e probabilidade – modelagem estocstica e quantificao de incertezas. “Me encantei por dinmica e probabilidade ainda no meu mestrado. No doutorado, trabalhei com a dinmica de um sistema percursivo (sistema com impactos) e incertezas”, conta Roberta.

A tese da professora foi premiada com uma Meno Honrosa no Prmio ABCM-EMBRAER 2015 e Meno Honrosa no Prmio CAPES de tese edio 2016, rea Engenharias III.  “Atualmente me dedico a cinco novas linhas de pesquisa”, explica a pesquisadora, que, no momento, tem um projeto de pesquisa pelo Universal MCTI/CNPq (nvel A) e participa de outros projetos internacionais com a Frana (Capes-Cofecub), Alemanha (Probal) e Argentina, em cooperao com outras sete universidades (nacionais/internacionais).

As cinco linhas so: Dinmica de sistemas com atrito seco e fenmeno de stick-slip; Dinmica de sistemas acoplados (sistemas eletromecnicos); Mtodos de perturbao; Identificao de sistemas (anlise modal experimental e operacional) e; Quantificao e propagao de incertezas.

– As linhas so independentes, mas estou construindo pontes entre elas. Um exemplo seria o estudo de sistemas com atrito com uma abordagem estocstica. O atrito aleatrio porque depende de temperatura, umidade, condies de contato entre superfcies, uma srie de fatores. Ento, trabalhar o atrito exige trabalhar com uma abordagem estocstica. O estocstico permeia tudo – explica.

Um dos trabalhos produzidos na linha de incertezas recebeu, em 2017, o Young Author Best Paper Entropy Award, durante o congresso MAXENT (37th International Workshop on Bayesian Inference and Maximum Entropy Methods). O trabalho prope novas definies para quantificao e propagao de incertezas.

– Quando olhamos a literatura de estocstico, h diversas interpretaes diferentes do que significa quantificao de incertezas, no h um padro. s vezes, encontramos definies diferentes em um mesmo trabalho. Um dos objetivos na linha de incertezas justamente definir cada um dos elementos.

Roberta tambm busca colaborar para o crescimento da rea de quantificao e propagao de incertezas no Brasil. “H muita carncia de cursos e material didtico efetivo nessa rea, por isso me dedico formao de recursos humanos.” A pesquisadora publicou, em parceria com o professor Rubens Sampaio, um livro nas Notas em Matemticas Aplicadas da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemtica Aplicada e Computacional) e j ministrou oito minicursos nessa linha.

Segundo Roberta, as novas linhas de pesquisa tm uma parte teria e uma parte aplicada, pois abordam problemas de interesse da indstria. Como exemplos, o estudo do fenmeno stick-slip, que pode ocorrer em colunas de perfurao de poos de petrleo, ou a utilizao de acoplamento eletromecnico para reduo de amplitude de vibrao.

– Imagine um sistema mecnico vibrando com amplitude muito alta, indesejada. Uma das opes para reduzir essa amplitude seria acoplar uma parte mecnica nesse sistema original, como, um amortecedor, semelhante ao que foi feito na Ponte Rio-Niteri. Entretanto, nem sempre isso possvel. Na asa de um avio, acoplar um sistema mecnico alteraria a geometria e a aerodinmica da asa... neste caso, uma alternativa seria um sistema eltrico para reduzir a amplitude de vibrao. Para que o acoplamento funcione como o desejado, precisamos projetar um sistema eletromecnico timo. O potencial de uso desse tipo de sistemas muito grande. Nessa linha de pesquisa, temos uma parceria com um grupo especializado em sistemas acoplados, o LMSSC (Laboratoire de mcanique des structures et des systmes coupls) do centro de pesquisa francs CNAM (Conservatoire National des Arts et Mtiers).

Mais informaes sobre os trabalhos publicados pela pesquisadora podem ser encontradas no currculo Lattes dela:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219298H7

O livro publicado pode ser baixado no endereo:
http://www.sbmac.org.br/arquivos/notas/livro_70.pdf




Publicada em: 04/04/2019