Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Pesquisadores provenientes de regiões conflagradas atuarão em projetos da Engenharia Química e Metalúrgica com financiamento de novo edital da Faperj

Programa homenageia pesquisador brasileiro Luiz Pingelli Rosa


Projetos dos professores Bojan Marinkovic e Roberto Ribeiro de Avillez, ambos do Departamento de Engenharia Química e Metalurgia, foram aprovados pelo Programa Luiz Pinguelli Rosa de Mobilidade e Instalação de Pesquisadores Originários de Regiões de Conflitos em Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado do RJ, da Faperj. O programa foi criado para apoiar pesquisadores provenientes de territórios internacionais em situação de conflito.

No projeto Fotocatalisadores Nanohíbridos de Óxido de Zinco para as Reações Redox em Fase Gasosa e Líquida, o professor Marinkovic trabalhará com o bolsista Mykhailo Nazarkovskyi, da Ucrânia.

No projeto Síntese e caracterização de heteroestruturas de TiO2 com quantum dots de MXene plasmônico, na forma de microcilíndros e negro de carbono, para a quebra da água, o professor Avillez conduzirá pesquisas com a bolsista Zahra Heydari, do Irã.

De acordo com o presidente da Faperj, Jerson Lima, o edital é uma homenagem ao professor Luiz Pinguelli Rosa, membro da Academia Brasileira de Ciências, professor emérito da Coppe/UFRJ, ex-presidente da Eletrobras, “grande incentivador da ciência e da cultura, sempre preocupado com as questões relativas à inclusão social”.




Publicada em: 17/04/2023