Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Ao vivo e on-line

Metaverso é tema de projeto de graduação em Artes&Design, apresentado, de forma inédita, nos pilotis virtuais da PUC-Rio

À esquerda: o aluno do DAD Rodrigo Mendes busca agregar novas tecnologias ao sistema educacional e participou do desenvolvimento do metaverso PUC-Rio - Imagem fornecida pelo aluno; à direita: apresentação do trabalho Novas fronteiras educacionais com o metaverso nos pilotis virtuais da PUC-Rio - Imagem fornecida pelo aluno


Encontro Futuro Descentralizado, ao vivo e on-line diretamente de um dos espaços do ECOA no metaverso - Imagem fornecida pelo aluno


Em dezembro de 2022, de forma inovadora, o aluno de Artes&Design Rodrigo Mendes, agora no quinto período da ênfase em Design Interação e experiência digital, apresentou, ao vivo, diretamente do metaverso da PUC-Rio, seu projeto final para a disciplina Conteúdos Estruturantes: Novas fronteiras educacionais com o metaverso.

No início daquele ano, Rodrigo resolvera se lançar no "temido" mundo do metaverso para buscar ferramentas e maneiras de a plataforma atuar e auxiliar o sistema de educação. Para o trabalho, explorou ferramentas já existentes no metaverso que podem ajudar no sistema educacional. “O metaverso é uma plataforma virtual que permite colaboração e aprendizado. Existem plataformas de ensino, simulações VR e jogos educacionais que podem complementar o aprendizado tradicional e torná-lo mais interessante. O metaverso pode ter um impacto positivo no sistema educacional e tornar o aprendizado mais acessível e envolvente”, avaliou o futuro designer. O que Rodrigo não imaginava é que, no percurso, surgiria a oportunidade de se juntar à equipe do ECOA PUC-Rio e participar do desenvolvimento do metaverso da própria Universidade.

– O projeto do metaverso da PUC-Rio se iniciou em meados de julho, quando, através de uma amiga do Consulting Club da Universidade, conheci o Rafael Nasser, do Ecoa, e conversamos sobre um projeto inovador para colocá-la na plataforma. Entrei como estagiário em um grupo de pesquisa formado pelos membros do Ecoa Rafael Nasser, Ricardo Verenesis, Marcelo Pereira, Bruno Teixeira, Débora Cardador, Pedro Gomes e Ronnie Paskin, no qual fui responsável pela montagem dos espaços utilizando o programa Blender para a modelagem 3D dos ambientes, explica.

Desde o início, Rodrigo teve interesse nas áreas da realidade virtual e afins, entretanto não imaginava conseguir trabalhar com elas tão cedo, conciliando com a faculdade. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar a PUC aos alunos em qualquer lugar, a qualquer hora, com exposições, palestras e locais para um bate-papo.

– Na minha visão, essas tecnologias só têm a agregar ao sistema educacional, trazendo facilidades na forma de se aprender. Dentro de qualquer área, a possibilidade de estar presente em um lugar distante sem sair da sua cadeira é animadora, e isso só a realidade virtual pode proporcionar. No nosso primeiro evento, em que transmitimos o encontro Futuro Descentralizado diretamente de um dos espaços do ECOA no metaverso, tivemos um ótimo resultado, com mais de 1000 acessos incluindo alguns de fora do Brasil, empolga-se.

A partir de seu projeto, Rodrigo espera trazer novas tecnologias para a Universidade e auxiliar os alunos a conciliar essas tecnologias com a produtividade, não somente na faculdade, mas também em suas vidas.

O metaverso da PUC-Rio foi apresentado na última Assembleia Universitária para toda a comunidade - Imagem fornecida pelo aluno



Publicada em: 30/01/2023