Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Coordenação Central de Pós-graduação e Pesquisa oferece bolsas adicionais PIBIC e PIBITI, voltadas aos temas ações afirmativas e Amazônia

Iniciativa contempla inclusão socioeconômica e desenvolvimento sustentável do ecossistema amazônico, em consonância com o projeto Amazonizar PUC-Rio

Sinésio Pesco, coordenador institucional dos programas PIBIC e PIBITI PUC-Rio - Foto: arquivo pessoal

Encerram-se no dia 30 de abril as inscrições para concorrer a bolsas de estudo oferecidas pela Coordenação Central de Pós-graduação e Pesquisa (CCPG) em duas novas categorias: Ações Afirmativas e Sessão Temática Amazônia. As bolsas serão concedidas por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

– Além das cotas institucionais, a iniciativa da CCPG concederá oito bolsas para projetos relacionados à Amazônia e oito bolsas para candidatos indígenas ou negros que desejarem optar pelo critério étnico-racial de seleção. Os temas são considerados relevantes para nossos alunos de graduação no atual momento – informa o professor Sinésio Pesco, coordenador de ambos os programas.

De acordo com Sinésio, as seleções seguirão os mesmos passos e trâmites do Edital PIBIC 2023/2024, divulgado em 15 de março de 2023, ou seja, as avaliações serão feitas pelos comitês interno e externo. No caso das Ações Afirmativas, o(a) candidato(a) recomendado(a) por esses comitês, será habilitado(a) pela comissão de heteroidentificação, e o projeto será avaliado pelo Comitê Acadêmico de Ações Afirmativas. “O edital compõe as iniciativas voltadas a promover inclusão socioeconômica dos grupos historicamente privados de acesso a oportunidades”, pontua o professor.

Na Sessão Temática Amazônia, os projetos deverão contribuir com o desenvolvimento sustentável da floresta, em alinhamento com a iniciativa Amazonizar PUC-Rio. “Através de projetos inovadores na área ambiental, o objetivo é aproximar a Universidade dos valores relacionados a um dos mais importantes ecossistemas do planeta”, observa o coordenador.

As propostas submetidas em ambos os editais deverão ter mérito técnico-científico, apresentar viabilidade técnica e econômica e conter plano de trabalho individualizado do(a) candidato(a).

É importante destacar que, para participar, basta o(a) aluno(a) anexar declaração assinada ao final da inscrição do PIBIC on-line (a declaração se encontra em cada um dos editais). Caso o projeto não seja contemplado com uma das bolsas CCPG, automaticamente seguirá o processo de cotas reservadas ao departamento.




Publicada em: 24/04/2023