Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Desempenho superior

Agama, novo veículo off road da Reptiles PUC-Rio, conquista três troféus na 29ª Competição Nacional Baja SAE BRASIL

Agama, novo off road da Reptiles Baja PUC-Rio, teve um dos melhores desempenhos do Enduro - foto: @reptilesbaja - Instagram


A Reptiles, equipe Baja SAE da PUC-Rio, retornou da 29ª Competição Nacional Baja SAE BRASIL com um trio de troféus. Realizada em São José dos Campos, SP, no final de março, a SAE BRASIL contou com mais de 60 equipes de diversas universidades do País.

No torneio, o destaque foi a conquista do 3º lugar no Enduro, prova em que o protótipo é submetido a condições extremas em uma pista off road, com duração de quatro horas. A 2ª colocação veio na prova de manobrabilidade, e o outro 3º lugar na prova de frenagem. Na classificação geral, o quadro ficou na 8ª posição, sendo a 2ª melhor com protótipos 4 X 2.

- O programa Baja SAE BRASIL desafia os estudantes a aplicar conhecimentos adquiridos ao longo de seus cursos na solução de um problema real de engenharia, trabalhando em uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento de um veículo off road - concepção, projeto, fabricação e testes. Os alunos controlam todo o processo. Como orientador, eu converso com a capitã da equipe em tomadas de decisão, discuto aspectos técnicos com os membros, e auxilio nos contatos com a Universidade e na busca por financiamento. Essa experiência é muito importante na preparação dos alunos para o mercado de trabalho – explica o professor Márcio Carvalho, da Engenharia Mecânica, que orienta a Reptiles junto com o professor José Paulo Silva de Paula, também da Mecânica.

Segundo Carvalho, com esses resultados, a equipe teve o melhor desempenho nos seus 15 anos de história nas competições Baja SAE BRASIL, o que evidencia a qualidade e a evolução do projeto e da construção do novo protótipo, o Agama:

- Essa foi a primeira competição do novo protótipo. Havia grande expectativa sobre o desempenho do carro, já que seu projeto e fabricação passaram por grandes melhorias, quando comparado ao protótipo anterior. Agora, o grande desafio é melhorar o desempenho e atingir uma colocação ainda melhor na próxima competição. Já o grande desafio da equipe é a passagem do conhecimento de uma geração para a outra porque existe uma grande rotatividade dos membros – observa.

A equipe Reptiles é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Alguns deles desenvolvem trabalhos de conclusão de curso (TCCs) diretamente relacionados ao projeto e aos testes do protótipo.




Publicada em: 17/04/2024