Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Entre os melhores, pela restauração da biodiversidade

Professor Bernardo Strassburg, de Geografia e Meio Ambiente, vence o Environmental Finance's Sustainable Company Awards 2023 e está, mais uma vez, na lista dos 19 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo segundo a Clarivate Analytics


Bernardo Strassburg, professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e coordenador do Centro de Ciências e Sustentabilidade do Rio, da PUC-Rio, foi escolhido Sustainability Thought Leader pelo Environmental Finance's Sustainable Company Awards 2023, organizado pela plataforma on-line Environmental Finance. Figura ainda, no segundo ano consecutivo, entre os 19 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo, segundo a consultoria britânica Clarivate Analytics. A premiação e o ranking foram divulgados este mês.

A Environmental Finance é responsável pela veiculação de notícias e análises sobre investimentos sustentáveis, finanças verdes e pessoas e empresas de destaque junto aos mercados ambientais. O prêmio foi um reconhecimento “à excelência e ao impacto significativo” das contribuições de Strassburg, que é também idealizador e professor do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio.

Já o Highly Cited Researchers Ranking, da Clarivate Analytics, divulgado anualmente desde 2014, parte de uma análise da quantidade de citações de artigos publicados por um pesquisador ao longo de uma década, utilizando a plataforma Web of Science. Os selecionados para a lista pertencem ao grupo dos 1% (de pesquisadores) que mantiveram as mais altas médias de citações durante aquele período.

Honrado com as distinções, o professor da Geografia reafirma seu compromisso em avançar na compreensão e promoção da restauração de biomas tropicais e da biodiversidade através de tecnologias que utilizam a ciência ecológica sistêmica, de tecnologias avançadas de mapeamento e de parcerias significativas com comunidades locais, revolucionando a restauração florestal em grande escala.

Bernardo Strassburg foi conselheiro do acordo de biodiversidade Kunming-Montreal na COP 15 da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, desempenhando um importante papel na formatação do acordo do Quadro Global de Biodiversidade, que aspira a proteger 30% dos ecossistemas do mundo, tanto em terra quanto no mar, até 2030. Além disso, é participante científico da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas e um dos arquitetos do plano nacional de restauração do Brasil. Para ele, "a restauração ecológica vai além de curar a terra; é um compromisso solene de consertar a nossa relação com a natureza, garantindo um futuro resiliente para a biodiversidade, as pessoas e o planeta".




Publicada em: 24/11/2023