Prêmios e Destaques Acadêmicos

A RioBotz, equipe de robótica formada por alunos de graduação da PUC-Rio, conquistou medalhas em três das quatro categorias de que participou na Inatel Robotics National Cup (IRONCup), a terceira maior competição do Brasil: ouro para o robô Mini Puma e para os robôs C3 e C3+ prata.
Realizada de 02 a 04 de março, na cidade mineira de Santa Rita de Sapucaí, a Iron Cup contou com a participação de 120 robôs de universidades públicas e particulares do Brasil.
Após oito lutas contra robôs da empresa AGVS, das universidades Unifei, USP, UFRJ e, até mesmo, da própria RioBotz, Mini Puma conquistou o título brasileiro na categoria mais pesada de combate da copa, a Beetleweight, para robôs de até 1,36Kg.
Um dos robôs mais recentes da RioBotz, Mini Puma estreou na Winter Challenge 2017 como vice-campeão e foi campeão da Roadsec 2017. Desde a sua estreia em competições brasileiras, o robô detém o recorde de 17 vitórias e apenas duas derrotas. Em um ano, foram duas medalhas de ouro e uma de prata.
As medalhas de prata da RioBotz, na Iron Cup, vieram nas categorias Sumô Rádio Controlado e Sumô Autônomo, com os robôs C3 e C3+, respectivamente. Com estas vitórias, ambos somam cinco medalhas em competições dentro e fora do Brasil. "Tão importante quanto as vitórias foi o aprendizado da equipe, aperfeiçoando, em tempo real, os projetos dos robôs ao longo dos três dias de competição para se adaptar e resistir aos adversários", sublinha o professor Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz.
A próxima competição da equipe carioca será a RoboGames, maior campeonato de robótica do mundo, de 27 a 29 de abril, na cidade Pleasanton, Califórnia, EUA. Na edição de 2017, a equipe do CTC/PUC-Rio venceu cinco ouros, três pratas e um bronze. Desde 2006, 60 medalhas foram conquistadas pela RioBotz na RoboGames.