Prêmios e Destaques Acadêmicos

Especializado em Periodontia, Fischer preside o IOPUC desde 1998, ano em que ingressou na Universidade, e leciona nos cursos de especialização do Instituto, atuando também como coordenador do de Periodontia.
Fundada em 25 de outubro de 1949, a Academia de Odontologia, de acordo com seu estatuto, tem por finalidade a filosofia da cultura odontológica, bem como colaborar com os Governos Federal, Estaduais e Municipais de todas as unidades federativas do País e Autoridades constituídas, no que se referir à saúde bucal dos brasileiros. Objetiva, ainda, contribuir para o desenvolvimento e o progresso da Odontologia, em geral, saúde pública e das ciências correlatas, e propugnar junto aos poderes do Estado, das Entidades representativas da Odontologia, o estabelecimento de condições que permitam atender à população, em especial à carente – visando à prevenção e ao tratamento das doenças do sistema estomatognático e suas implicações no funcionamento saudável do corpo humano.
A Academia é um dos cinco membros das entidades da cúpula odontológica brasileira e a única Academia Brasileira que tem, em seu quadro, representantes de todos os estados da Federação.
Sobre o professor Ricardo Fischer:
Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), mestrado e doutorado em Periodontia pela Lund University, Suécia (1990 e 1993). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape). É professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Diretor da FOUerj e Diretor do IOPUC. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia das doenças periodontais, etiopatogenia das doenças periodontais, tratamento das doenças periodontais e periodontia médica. Fonte: Plataforma Lattes.