Rankings
Ranking foi atualizado utilizando dados Scopus produzidos até o final de 2022
Dez cientistas da PUC-Rio estão entre os mais influentes do mundo de acordo com a edição 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, ranking elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis e pesquisadores da Stanford University (USA). O ranking utiliza dados da base Scopus, da editora Elsevier BV, dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras. Os cálculos de Stanford compreendem todos os perfis de autores constantes da base em 1º de outubro de 2023.
O trabalho é considerado um dos mais sérios já publicados e disponibiliza publicamente os nomes dos 100 mil melhores cientistas por pontuação c (com ou sem autocitações) ou dos 2% superiores de um subcampo. O sistema parte de informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score). São apresentados dados separados para o impacto produzido ao longo da carreira e para o impacto produzido no último ano, além da proporção de citações por artigos.
Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, obedecendo à classificação padrão Science-Metrix. Percentuais específicos de campo e subárea também são fornecidos para todos que tenham, pelo menos, cinco artigos. Os dados sobre o impacto da produção ao longo da carreira foram atualizados até o final de 2022 (lista dos dez pesquisadores) e os dados do ano recente referem-se às citações recebidas durante 2022. Neste último quesito, mais dois pesquisadores da PUC-Rio passam a figurar no ranking.
Os professores da PUC-Rio que figuram na lista de Stanford são:
Marcio Silveira Carvalho – Departamento de Engenharia Mecânica
José Roberto Moraes d´Almeida – Departamento de Engenharia Química e de Materiais
Rodrigo De Lamare – Centro de Estudos em Telecomunicações do Departamento de Engenharia Elétrica
Paulo Roberto de Souza Mendes – Departamento de Engenharia Mecânica
Fernando Lázaro – Departamento de Física
Paulo Batista Gonçalves – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Armando Leite da Silva – Departamento de Engenharia Elétrica
Boyan Sirakov – Departamento de Matemática
Khosrow Ghavami – Emérito do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Ivo Pitanguy – Emérito da PUC-Rio, já falecido
Os professores da PUC-Rio que figuram na lista de Stanford, considerando somente o ano de 2022, são:
Bernardo Strassburg – Departamento de Geografia
Flávio de Andrade Silva – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental