Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão
No âmbito da ação governamental BNDES Pilotos IoT, projeto vai testar soluções para o setor produtivo rural

Grupo de trabalho do ConnectAgro 4.0 reunido na Embrapa Solos - Foto: divulgação
A PUC-Rio e a Embrapa Solos são parceiras no projeto ConnectAgro 4.0, que vai testar soluções tecnológicas de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para o setor produtivo rural.
O ConnectAgro 4.0 integra a ação governamental BNDES Pilotos IoT, um desdobramento do estudo Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil, apoiado pelo BNDES em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conduzido pelo consórcio McKinsey/Fundação CPqD/Pereira Neto Macedo Advogados.
De acordo com a professora Marlene Pontes, do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC/PUC-Rio), as atividades de campo deverão ter início já em junho, em projeto inicialmente previsto para dois anos. “Equipes das instituições parceiras deverão atuar em duas fazendas escolhidas para o piloto, nos municípios de Paranapanema (SP) e Santiago do Norte (MT). O foco do projeto será a otimização de recursos energéticos, recursos naturais, insumos agrícolas e maquinários”, explica a pesquisadora.
Marlene Pontes lidera o projeto junto com o pesquisador Ronaldo Pereira de Oliveira, da Embrapa Solos. Para ela, o principal desafio do projeto será a conectividade, redes de comunicações, no campo. “Alguns tratores e máquinas agrícolas já estão vindo com tecnologia eletrônica embarcada; entretanto, muitas vezes, ela não pode ser usada pelo produtor devido à falta de conectividade. No Brasil, esse é o grande gargalo a ser superado”, sublinha.
Também são parceiros o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Nokia, TIM, Engie Cofely e Methods. No último dia 19, as equipes se reuniram na Embrapa Solos para iniciar o detalhamento do projeto e nivelar informações.