Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão
Participando do Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, do MEC, Pibid/PUC-Rio recebe professor uruguaio para conhecer práticas de ensino na Universidade e nas escolas
Foto: Aurel Cardozo Sosa, de terno, visita a exposição Contornos urbanos no traço de Marcelo Gemmal - o Centro do Rio nos seus 450 anos no Solar Grandjean de Montigny - crédito: divulgação
![](/media/img_vrac_banner_ensinopesquisadesenvolvimento_intercambio.jpg)
Participando do Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, do MEC, Pibid/PUC-Rio recebe professor uruguaio para conhecer práticas de ensino na Universidade e nas escolas
Selecionado pelo MEC, em 2014, para participar do Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes, realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI -, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid/PUC-Rio, recebe, esta semana, a visita do professor Aurel Cardozo Sosa, do Consejo de Formación en Educación, do Uruguai.
Durante toda a semana, o professor conheceu as práticas do ensino da docência e do ensino a distância na Universidade, vivenciou os projetos sediados nas escolas parceiras e visitou institutos culturais e exposições em cartaz no Rio de Janeiro. No dia 11 de maio, participou de colóquio abordando a formação de professores em ambos os países.
O professor Aurel Cardozo Sosa em visita a uma das escolas parceiras - crédito: divulgação
- O Programa Rede Mercosul de Mobilidade de Docentes tem como objetivo promover a troca de experiências exitosas em diferentes dimensões educacionais, explica a professora Maria Rita Passeri Salomão, coordenadora do Pibid/PUC-Rio. São contempladas as dimensões avaliação, ensino-aprendizagem, formação de professores, desenvolvimento profissional, entre outras.
No contexto do programa da PUC, o uruguaio é o segundo professor a realizar o intercâmbio. Em dezembro de 2014, a coordenadora do subprojeto de Letras – Português na Universidade, professora Beatriz Barreto, participou de uma semana de intensa programação no Uruguai junto a um grupo de professores oriundos da Espanha, Costa Rica, Cuba, Equador, Colômbia e Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo). Os docentes tiveram a oportunidade de conhecer as instituições do Conselho de Educação Inicial e Primária (CEIP) e as instituições do Conselho de Educação Secundária.
A professora Beatriz Barreto, atrás, à esquerda, junto a grupo de docentes multinacional: uma semana para reflexão sobre formação cidadã e inclusão - crédito: divulgação
- Também fomos apresentados a aspectos relevantes da implementação do Plan de Tránsito entre os ciclos educativos do território uruguaio (Codicen) e conhecemos as instituições, modalidades e dispositivos educativos para meninos e meninas da primeira infância – período compreendido entre o nascimento e os 6 anos de idade – sempre com o compartilhamento de reflexões e experiências entre os participantes, conta a professora Beatriz.
Ela acrescenta que professores, gestores e alunos uruguaios dividiram com os visitantes estrangeiros uma extensa gama de projetos educacionais e propostas pedagógicas com estratégias de inclusão, que incluíram visitas a estabelecimentos de ensino, precedidas da apresentação de informações relevantes para a compreensão do que estava sendo realizado em cada uma das instituições.
- A programação teve o mérito de apresentar uma visão da concepção de educação no país e do funcionamento do sistema de ensino uruguaio, mas, principalmente, de envolver a todos em um compromisso sério de reflexão acerca da importância da formação do cidadão para atuar na contemporaneidade e, em especial, sobre a relevância da educação inclusiva, avalia.
A participação do Pibid/PUC-Rio no programa de mobilidade do MEC foi estendida pelo ministério, que ofereceu à Universidade a possibilidade de indicar mais um docente. “Desta vez, a oportunidade será do professor Luís Alberto Bastos Cabral, supervisor do subprojeto de Filosofia no Colégio Estadual Visconde de Cairu, que certamente trará ao intercâmbio de experiências um novo olhar”, comemora a coordenadora Maria Rita.
Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica