Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Ordem Nacional do Mérito Científico

Professora Angela Wagener, da Química, e João Candido Portinari, fundador e diretor geral do Projeto Portinari, e fundador e ex-professor da Matemática, são condecorados com a Medalha Nacional do Mérito Científico


Angela Wagener, Professora Emérita e renomada pesquisadora do Departamento de Química, e João Candido Portinari, fundador e diretor geral do Projeto Portinari e ex-professor da Matemática, receberam, no último dia 12, a Medalha Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador e Grã-Cruz, respectivamente. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a Primeira Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), retomado este ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A entrega foi feita pelo Presidente Lula na presença de autoridades, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica nacional.

A Medalha Nacional do Mérito Científico, entregue desde 1993, é uma das mais altas distinções concedidas no Brasil a pesquisadores e cientistas que se destacam por suas contribuições excepcionais nas áreas científicas, tecnológicas e de inovação. Para o Reitor da PUC-Rio, pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., a concessão das medalhas à Angela Wagener e a João Portinari é não só motivo de orgulho para toda a Universidade, mas também de esperança: “De fato, sinalizam o presente compromisso e esforço de toda a comunidade universitária para com a continuidade sustentável e criativa da pesquisa de alto nível que caracteriza a nossa PUC-Rio."

Angela Wagener é referência na área da Química, com uma trajetória marcada pela dedicação à pesquisa e ao ensino nas áreas de Oceanografia Química e Meio Ambiente. Concentrou seus estudos nos poluentes orgânicos persistentes, metais-traço, ciclo do carbono e elementos bioassociados. Além disso, é a fundadora do Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais (LABMAM/PUC-Rio), centro de pesquisa reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência na análise e avaliação do impacto do petróleo no ambiente, destacando-se ainda pela expertise em análises e diagnósticos ambientais.

Durante sua trajetória profissional, prestou serviços de assessoria e consultoria em questões ambientais para diversas instituições governamentais, ONGs nacionais e internacionais, bem como empresas dos setores de petróleo, mineração e meio ambiente. Em 2012, a professora foi eleita como membro da Academia Brasileira de Ciências. Além disso, integrou grupos de pesquisa do GEOTRACES e do Honors and Recognition Committee, da American Geophysical Union. Atualmente, a professora exerce o papel de revisora em diversos periódicos nacionais e internacionais.

 – Receber a Medalha Nacional do Mérito Científico é uma honra indescritível. Esse reconhecimento reforça a importância da ciência e da tecnologia para o nosso país. Através de pesquisas e inovações científicas, podemos impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, resolver desafios complexos e melhorar a qualidade de vida da população – sublinha a professora.

João Candido Portinari, criador, fundador e diretor geral, a mais de quatro décadas, do Projeto Portinari, é ex-professor, ex-diretor e um dos fundadores do Departamento de Matemática.

Entre outras realizações à frente do Projeto Portinari, publicou, em 2004, após 25 anos de pesquisas, o Catálogo Raisonné da Obra Completa de Candido Portinari. João Candido é também presidente da Associação Cultural Candido Portinari e da Portinari Licenciamentos. Recebeu o Prêmio CLIO de História (Academia Paulistana da História - 2004) e o Prêmio Sérgio Milliet (Associação Brasileira dos Críticos de Arte - 2005); em nome do Projeto Portinari, o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (IPHAN - 2004) e o Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro - 2005). Em 2008, o Ministério da Cultura outorgou-lhe a Ordem do Mérito Cultural, no grau de Comendador. Neste mesmo ano, foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, na categoria de Comendador. Em 2010, foi-lhe outorgada pela Escola Superior de Guerra a Medalha da Ordem do Mérito Militar. Neste mesmo ano, o Ministério da Defesa o admitiu na Ordem do Mérito da Defesa, no Grau de Oficial do Quadro Suplementar, e a União Brasileira de Escritores outorgou-lhe a Medalha Antonio Olinto. Em 2011, foi Prêmio TRIP Transformadores e, em, 2012 foi eleito "Personalidade do Ano" pela Associação Brasileira de Críticos de Arte – Fonte: Lattes, 15/10/2022.

 




Publicada em: 24/07/2023