Prêmios e Destaques Acadêmicos
Inteligência artificial para gestão de cadeias de suprimentos em tempos de crise é tema de artigo premiado pela Production and Operations Management Society
O artigo Artificial Intelligence in data-driven MRO inventory management in times of crisis: a real-world case study of an emerging country, de autoria de Guilherme Vidal, doutorando do Departamento de Engenharia Industrial, recebeu o Nada Sanders Emerging Economies PhD Student Award, conferido pela Production and Operations Management Society (POMS). Uma das associações de engenharia de produção mais importantes do mundo, a POMS realizou seu congresso entre 21 e 25 de maio em Orlando/EUA.
Orientada pelos professores Luiz Felipe Scavarda e Rodrigo Caiado, ambos do DEI, a pesquisa propõe uma metodologia orientada por dados para melhorar a gestão de estoques do tipo Manutenção, Reparo e Operações (MRO) combinando métodos de clusterização de séries temporais. O objetivo é analisar e agrupar em clusters cada item de estoque, de acordo com a semelhança do consumo mensal, e utilizar Inteligência Artificial (IA) para a previsão de demanda dos itens de cada cluster.
De acordo com o aluno, a principal contribuição do artigo é ilustrar – através de um estudo de caso real aplicado em um país de economia emergente – como abordagens de IA podem contribuir para a resiliência da gestão e a operação da cadeia de suprimentos em tempos de crise, como a da pandemia COVID-19.
Sobre o prêmio:
O Emerging Economies Doctoral Student Award (EEDSA) foi criado pela Production and Operations Management Society (POMS), em 2008, para estabelecer vínculos institucionais, alcançar acadêmicos em economias emergentes, incentivar seu desenvolvimento e facilitar a construção de conexões com a sociedade. As economias emergentes, para as quais o prêmio é direcionado, são agrupadas nas regiões da África, Ásia-Pacífico e América Latina e Caribe.
A partir do ano de 2022, o Emerging Economies Doctoral Student Award teve seu nome alterado para o de três membros ilustres da comunidade POMS – que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da educação de doutorado: Nada Sanders Emerging Economies PhD Student Award, para a América Latina e o Caribe; Nagesh Murthy Emerging Economies Doctoral Student, para a região Ásia-Pacífico; e Dino Petrarolo Emerging Economies Doctoral Student para a África e o Oriente Médio.