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Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Dissertação do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção recebe Prêmio Abepro
Uma das contribuições do estudo foi o georreferenciamento das unidades escolares estaduais do estado do Rio de Janeiro

Bruno Barreiros recebeu o prêmio durante o 38º Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Foto: acervo pessoal


A dissertação Uma Metodologia para Roteamento de Veículos Escolares Utilizando Sistemas de Informação Geográfica, do aluno de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção Bruno Alexandre Barreiros Rosa, recebeu o Prêmio Abepro, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção por ocasião do 38º Encontro Nacional de Engenharia de Produção, realizado em Maceió, entre os dias 16 e 19 de outubro. O trabalho teve a orientação do professor Rafael Martinelli, do Departamento de Engenharia Industrial.

De acordo com o autor da dissertação, o roteamento de veículos escolares - School Bus Routing Problem (SBRP) - trata de planejar as rotas de uma frota de veículos para locomover os alunos dos pontos de embarque até suas respectivas escolas. “O SBRP é um caso especial do problema de roteamento de veículos, e é conhecido por ser um problema NP-difícil (NP-difícil, na teoria da complexidade computacional, é uma classe de problemas que são, informalmente, "pelo menos tão difíceis quanto os problemas mais difíceis em NP" – fonte: Wikipedia), explica. Segundo ele, a maior parte da literatura referente ao SBRP se concentra, principalmente, em modelos matemáticos para resolver o problema de roteamento aplicando restrições da vida real:

- Já em relação à geocodificação dos endereços das escolas e alunos, bem como à busca de distâncias e tempos de deslocamentos reais, estas também são pontos de vital importância, visto que as distâncias reais se diferem da euclidiana e da geodésica, principalmente em áreas rurais, região de estudo do meu trabalho. Neste contexto, uma metodologia foi proposta para o problema, junto com um protótipo para automatizar os procedimentos necessários à obtenção de informações, acrescenta.

A proposta foi testada aplicando uma ferramenta para a obtenção das rotas, que utiliza a meta-heurística Adaptative Large Neighborhood Search (ALNS) para resolver instâncias do roteamento. “Desta forma, uma das contribuições do estudo consiste no georreferenciamento das unidades escolares estaduais do estado do Rio de Janeiro, estando as informações presentes na plataforma do Google Maps a para visualização do público”, informa o aluno.

No estudo, foram localizados e roteados 150 alunos de sete unidades escolares da cidade de Nova Friburgo. “O resultado apresenta valores consistentes e satisfatórios, demonstrando economia nos custos praticados nas rotas."




Publicada em: 29/10/2018